Como é feito a corrida de 200 metros rasos

Os 200 metros rasos é uma modalidade de atletismo considerada uma das mais antigas do mundo, desde os primeiros jogos olímpicos na Grécia era comum a corrida de 600 pés gregos, o que equivale mais ou menos aos nossos atuais 200 metros rasos. Na prova de 200 metros também é comum que participem atletas que competem em 100 metros ou 400 metros, entretanto a prova de 200 metros é a que detém mais velocidade.

os 200 metros rasos são um prova simbolo de atletismo
Campeonato Brasileiro Juvenil (foto: reprodução)

Sobre a prova

Em si a prova consiste em uma corrida de 200 metros de distância em circulo.  A prova requer muito do atleta e já houve casos de até quebra de ossos, por isso requer um bom preparo. Diferente das outras provas, 200 metros não é uma prova de explosão como a de 100 metros e nem de resistência como a de 400 metros. No inicio da prova os competidores são colocado em posições diferentes, isso serve para compensar a diferença no raio dos círculos.

O segredo para vencer

O que mais conta na corrida de 200 metros é a capacidade de correr em curva, uma boa largada, com essa habilidade, pode garantir o primeiro lugar. Outra importante parte da corrida são os últimos 100 metros, nesse momento o corpo do atleta já apresenta fadiga e nessa hora que o atleta deve dar tudo de si para manter a velocidade máxima. O competidor se sente muito pesado devido ao acumulo de lactato, também é comum que os atletas se abaixem no final da corrida para pegar aerodinâmica e finalizar a prova.

Recordes

Atualmente o recordista mundial da prova de 200 metros rasos é o Jamaicano Usain Bolt que, em 2009, conseguiu atingir a incrível marca de 19,19 segundos, quebrando o antigo recorde que pertencia ao americano Michael Johnson que permaneceu como o homem mais rápido do mundo por muitos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.