Como é feito a acupuntura

A acupuntura é uma técnica medicinal tradicional introduzida pela antigos chineses. O método é constituído de massagens, ervas e também da meditação, com o objetivo de fazer com que a energia do corpo circule uniformemente. Essa integração auxilia na prevenção de doenças, uma vez que são trabalhadas as regiões de com a aplicação de pequenas agulhas, que estimularão os nervos, músculos e também todos os tecidos do corpo, que por sua vez impulsionaram os analgésicos naturais do corpo.

Sendo como parte integrada da Medicina Tradicional Chinesa, assim seguindo o pressuposto da existência de uma energia que permeia e dá vida a todos os seres existentes, denominada como Qi, se encontra no homem e pode circular por até 12 caminhos principais classificados como pontos meridianos. As agulhas então são inseridas nestes locais, para que a energia do Qi seja manipulada, equilibrando o Yin e o Yang, forças opostas do organismo.

acupuntura
A acupuntura pode ser relacionada a tratamentos complementares e/ou convencionais no tratamento de várias doenças.

Quando essas forças estão em harmonia, o Qi se mantém livre, garantindo a boa saúde de uma pessoa. Dependendo da situação em que se encontra a pessoa, as agulhas inseridas podem ser aquecidas, giradas, aquecidas, ou mesmo ser estimuladas através de correntes elétricas, seja com ultra som, ultra luz ou mesmo com ondas curtas. Lembrando que a técnica pode ser relacionada a tratamentos complementares e convencionais.

De acordo com um publicação de 2006 na China, a acupuntura pode tratar cerca de 461 doenças que em sua maioria estão relacionadas ao sistema imunológico, nervoso, aparelhos digestivo e geniturinário, e também problemas ligados aos sistemas ósseos e muscular. A acupuntura deve seguir sessões, que são comumente divididas em três etapas:

  • Anamnese – investigação do quadro clínico do paciente, entre sintomas e outros diagnósticos obtidos por algumas sentidos do corpo, linguagem não verbal, pulso, língua;
  • Terapêutica – determinação dos pontos onde serão inseridas as agulhas, levando em conta a sensibilidade local do paciente;
  • Aplicação de 1 hora – utilização das técnicas determinadas, momento em que o paciente se deita em uma maca, é realizada a assepsia com álcool nos locais escolhidos e logo se inicia o procedimento com a aplicação da agulhas descartáveis por um período de aproximadamente 15 a 30 minutos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.