Como é feita a xilogravura

A xilogravura é uma antiga arte que remonta a mais de 1000 anos, ela consiste basicamente em fazer uma entalhe em madeira de forma a se criar um relevo, esse relevo recebe uma mão de tinta e quando prensado sobre o papel, forma uma imagem, era uma espécie de impressão de chapa antes do seu tempo, a xilografia era muito conhecida por fazer uma alta distribuição de imagens, como em baralhos de cartas por exemplo.

xilogravura

Atualmente a xilografia é feita apenas no ramo da arte, ela cria traços em preto é branco que dão vida a uma nova forma de arte, as técnicas atuais já mais apuradas, inclusive é uma forma barata de se produzir arte pois os materiais necessários podem ser facilmente achados, mas afinal como é feita a xilogravura.

arte

Como se faz uma xilogravura

1) Primeiramente deve se começar conseguindo uma matriz (pedaço de madeira) bem plana.

2) A madeira deve ser bem lixada bom uma lixa grossa primeiramente, posteriormente uma mais fina.

3) Você pode optar por passar goma laca na matriz, para que fique mais macia e fácil de desenhar, depois de passar lembre-se de lixar um pouco mais a matriz (opcional)

4) Desenhe um esboço, você pode optar por desenha em papel vegetal para ficar fácil de se transferir para a matriz, ou fazer dois esboços, um em papel comum, e outro em vegetal, ou se você se considera um bom artista pode fazer diretamente na matriz. obs: o desenho deve ser invertido, devido ao efeito espelho que ocorre na hora da impressão.

5) Agora é a parte principal, a gravura na madeira, deve-se entalhar fora dos traços do desenho dando um aspecto de relevo, o entalhe pode ser feito com goivas ou outra ferramenta que seja facilmente manejável, a madeira pode ser qualquer um, no Brasil é comum usarem umburana que é uma boa madeira para isso, encontrada no nordeste.

6) Com a matriz entalhada e limpa, o artista deve passar uma demão de tinta sobre a matriz, existem pinceis próprios para isso, geralmente são usado os com rolo bem macios, a tinta é a tinta própria para impressão, tinta gráfica ou off set.

7) Depois de passar a tinta sobre a matriz, aplique um folha papel, geralmente grossa costuma dar um efeito mais bonito, certificando-se de que esteja bem centralizada o artista coloca pressão sobre o papel, antigamente usavam-se colheres de pau, mas qualquer objeto ou material que não perfura a o folha serve para isso. obs: faça movimento circulares.

8) Pronto! Está feito uma xilogravura de maneira bem simples.

xilogravura

Vários artistas ficaram conhecidos devido a sua arte com a xilogravura, como Osvaldo Goeldi (1895-1961), Lasar Segall (1891-1957) Paul Gauguin (1848-1903 ) Utamaro Kitagawa (1753-1806), etc. No caso do Brasil foi principalmente representada pelo nordeste brasileiro, gravando a vida do cotidiano nordestino.

Hoje em dia perdeu grande espaço e o respeito que tinha no passado, principalmente depois das gravuras em metal, mas ainda continua sendo um forma de arte fascinante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.