Como é feita a prova da OAB

Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é o órgão mais importante que fornece o arcabouço normativo para o exercício das atividades de advocacia em território nacional. Esteia seu trabalho nos parâmetros constitucionais tendo vista o aprimoramento das entidades jurídicas e culturais do país em prol da democracia. Para advogar legalmente todo profissional graduado na de Direito precisa estar inscrito nos quadros da OAB, que dá legitimidade a capacidade postulatória e representatividade ao mesmo.

Porque tem a Prova da OAB ?

Então para assegurar a excelência dos profissionais de advocacia é preciso um rigoroso processo de seleção, para que apenas aqueles com real proficiência consigam adentrar na OAB, para tal fim é realizado o famigerado Exame da Ordem. A prova visa avaliar as competências do bacharel em Direito e ver se ele tem os requisitos necessários para exercer o Jus Postulandi.OAB

Anualmente são abertos três processos seletivos para a OAB, onde são aplicadas duas provas em dois dias, ambas etapas com finalidade  de eliminação.  A primeira fase envolve apenas questões objetivas de múltipla escolha, 80 no total, abordando questões de cunho específico às competências curriculares fixadas pelo Mec – Direito Civil, Direito Penal, Processo Penal, Processo Civil, Direito do Trabalho, Direito Comercial, Processo do Trabalho, Direito Tributário, Direito Constitucional, entre outros – versando também sobre o regimento interno da OAB e os estatutos e códigos brasileiros. Na primeira fase é proibido qualquer tipo de acesso a material de consulta suplementar, é considerado aprovado aqueles que tiverem acerto igual ou superior a 50% na avaliação.

Modelos da prova

A Prova Pratico-Profissional é a segunda fase do processo, só é aplicada aos candidatos que tiveram exito na etapa anterior, são ao todo 10 pontos em disputa subdivididos em duas partes, de acordo com as opções especificas pelo candidato no ato da inscrição, nesse nicho, o mesmo fara uma redação de uma peça profissional com o valor de 5 pontos e mais 5 questões de cunho prático onde será exposto a situações problemas, cada uma delas com pontuação máxima de 1. É permitida a consulta das leis constitucionais referente a área específica que o candidato optou, mas apenas isso nenhum outro tipo de constructo é permitido nem mesmo anotações próprias. É considerado aprovado aquele que conseguir no mínimo 6 dos 10 pontos possíveis.

PreparaçãoEstudar com algum colega.

A preparação para o tal exame não tem segredo só a velha e boa dedicação aliada ao estudo direcionado, utilizando sempre de simulados e exercício para ajudar na familiarização com a metodologia e conteúdo exigidos no exame. O nervosismo também  deve ser controlado e com antecedência trabalhado, pois pode influir significativamente no desempenho na hora H.

Nível das questões da OAB

Como todos sabem o nível de dificuldade evidenciado na prova da OAB é altíssimo, cerca de 80% inscritos em cada processo seletivo reprovam e os bacharéis fazem em média 2,47 vezes a prova até conseguirem a aprovação. Tal índice leva a muito a questionar o próprio principio de isonomia do exame, mas de fato as reprovações exigem que o candidato se preparem ainda mais complementando  graduação dos mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.