Como é feita a endoscopia?

A endoscopia se trata de um exame que permite a visualização da área digestiva do corpo humano para identificar qualquer tipo de problemas que esteja decorrendo nesse local, tanto na parte alta quanto a baixa do trato digestivo. Todo o procedimento é realizado de forma indolor, sendo muito indicado para descobrir enfermidades e alterações no intestino, no estômago e no esôfago.

Esse exame é pedido quase sempre quando o paciente possui:

  • Dores abdominais;
  • Azia frequente;
  • Dificuldade para engolir;
  • Queimação;
  • Tosse;
  • Pigarro;
  • Sensação de bola na garganta;
  • Emagrecimento;
  • Sangramento escuro pelas fezes;
  • Sinais atípicos de doença do refluxo gastroesofágico;
  • Tumor;

Por acontecer a sedação do paciente no momento do exame, muitos não sabem como ele é realizado, quanto tempo duram e muitos se questionam sobre o assunto pois costumam dormir durante o procedimento. Veja abaixo como a endoscopia é realizada.

1° passo: o médico irá pedir que o paciente sente na maca dentro da sala aonde o exame é feito;

2° passo: o endocrinologista irá conversar tranquilamente com o paciente para tranquilizá-lo sobre o procedimento;

3° passo: depois o paciente irá tomar uma pequena dose dimeticona ( luftal) e um pouco de spray de xilocaína será aplicado na sua garganta;

4° passo: posteriormente será aplicada uma injeção intravenosa para que o paciente durma/seja sedado (em alguns casos o exame é feito com o indivíduo acordado, o que faz com que a endoscopia não seja tão confortante);

Para que serve a endoscopia? Como é realizado o seue xame passo a passo?
Médica realizando um exame endoscópico em uma menina.
(Foto: Reprodução)

5° passo: depois da sedação, o paciente irá sentir seu corpo relaxar rapidamente e sem perceber irá cair no sono;

6° passo: após a realização da sedação, o paciente será colocado de lado com as pernas fletidas;

7° passo: o exame se inicia, onde um endoscópio é inserido pela boca ou pelo anus (em casos raros). Esse aparelho é responsável por fotografar as imagens o trato digestivo que são arquivadas no computador para análise;

8° passo: depois que todas as imagens forem capturadas, o aparelho é retirado, o exame termina e o paciente fica em repouso por aproximadamente 30 minutos por causa da sonolência que a sedação proporciona.

A endoscopia não representa nenhum desconforto para o paciente e seu único efeito colateral é a sonolência após a realização do exame. Todo o procedimento costuma durar cerca de 3 à 20 minutos, contando desde a sedação até o início do repouso do paciente.

O preço de uma endoscopia varia muito, mas costuma valer entre R$ 100,00 à R$ 200,00 reais. Quando o paciente possui convênio o exame fica mais barato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.