Como é feita a célula-tronco

Em todo o nosso organismo é possível encontrar células, mas elas são denominadas de acordo com a sua função e benefício. As células tronco foram descobertas já á algum tempo mas somente após longos anos de pesquisa, cientistas descobriram que elas podem ajudar muitas pessoas que possuem alguns problemas de saúde.

Do que são feitas?

As células tronco são as células que possuem maior facilidade de se dividir, dando origem assim a mais células basicamente iguais as células mães. São produzidas através da fecundação de um espermatozoide com um óvulo, formando assim um zigoto. Após esse processo, o zigoto sofre uma mitose, dando origem assim a uma bola cheia de células. Essas bolas de células, são chamadas de células tronco, células mãe ou células estaminais.

As células tronco conseguem formar qualquer tipo de tecido pois sabem se diferenciar entre as outras e por causa disso é dividida em duas ramificações. Veja abaixo.

Tipos de células-tronco

Células tronco - Bola de células.
Células tronco – Bola de células.

Células tronco embrionárias: são as células retiradas dos embriões e se dividem em duas partes:

 • Células tronco totipotentes: são ás células encontradas nas primeiras divisões do embrião, até o quinto dia após a fecundação. Elas conseguem se diferenciar de todos os tecidos, dos anexos embrionários e da placenta.

 • Células tronco pluripotentes: são ás células que se dividem no embrião após o quinto dia da fecundação. É capaz de se diferenciar de todos os tecidos, menos da placenta e dos anexos embrionários.

Células adultas: são ás células que são retiradas do corpo humano já formadas e não possuem mais capacidade de diferenciação. São retiradas na maioria das vezes da medula óssea, do fígado, da placenta, do cordão umbilical e do sangue.

Em muitos países, são feitos alguns experimentos, pesquisas e processos já realizados com as células tronco. Tratamentos feitos com pessoas que tem câncer, que possuem alguma doença do coração, hepáticas, diabetes, doenças renais e Alzheimer. 

A maior parte das pesquisas não conseguem ser realizadas com sucesso pois muitas pessoas abominam a prática de retirada de embriões para tratamento e experimentos em outras pessoas. Retirar um embrião de uma mulher é a mesma coisa que matá-lo, que não deixar que surja uma nova vida.

O Instituto Butantan, que se localiza na cidade de São Paulo, após muitas pesquisas, descobriram a existência das células tronco no dente de leite e com essa descoberta, muitos especialistas já conseguiram fazer tratamento em alguns pacientes que possuem problemas na córnea. Muitos desses especialistas, já afirmaram que suas pesquisas avançam para atender pacientes que possuam doenças cardíacas, para a regeneração óssea, da retina, da cartilagem e de possíveis implantes dentários.

Outra pesquisa bastante interessante sobre esse assunto é a de retirada de células tronco embrionárias da menstruação. Os cientistas do Instituto Nacional de Cardiologia (INC) e do Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), afirmam que com a quantidade de menstruação descartada pelas mulheres é possível salvar várias vidas e curar muitas doenças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.