Como é calculado o ranking da fifa

A FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado) e a organização responsável pelos jogos internacionais de futebol e pelos grandes eventos desse esporte, por ser uma organização tão importante ela que acaba por definir muitos fatores, entre eles o ranking de melhor seleção do mundo, logicamente esse tipo de ranking não pode ser apenas baseado em vitorias ou campeonatos mundiais, para tenta dar conta de todo essa complexo de variantes que é o futebol a FIFA estipulou um calculo para criar esse ranking.

ranking

Essa pontuação é estipulada de três formas por uma média de pontos ganhos nos jogos disputados nos últimos 12 meses e na media de pontos ganhos em jogos que ocorreram a mais de 12 meses, toda essa pontuação e calculados com varias variáveis que ao final de quatros são apresentadas e declaram oficialmente a melhor seleção do mundo vejamos as variáveis.

P = R x I x S x C

P: Pontuação total

R: Pontos por resultado de partida

Bem semelhante ao método usado no campeonato brasileiro por exemplo a seleção vencedora de uma partida recebe três pontos, em um empate recebe apenas um, em caso de derrota nenhum ponto, se houver uma decisão por pênaltis a seleção vencedora recebe dois pontos enquanto a perdera um ponto.

I: Importância da partida

Amistoso = 1,0

Eliminatórias da copa do mundo de futebol da FIFA ou de torneio de cada confederação = 2,5

Copa das confederações ou principal torneio de cada confederação = 3,0

Copa do mundo FIFA = 4,0

S: Força da seleção adversaria

A pontuação do ranking da FIFA vai de 50 a 200 pontos, logicamente se uma seleção que está 14ª, por exemplo, com 156 pontos enfrenta uma seleção em 4ª lugar com 180 pontos, se a equipe com ranking menor vencer ela receber um pouco mais de pontos devido a importância da outra equipe no ranking.

C: Força da confederação Continental

Esse valor e dado para cada continente baseada no numero de vitorias e pontuação das seleções de cada continente, esse valor e somado e se tira então uma média, os atuais hoje são estes.

UEFA/CONMEBOL             1,00                             CONCACAF     0,88
AFC/CAF                             0,86                             OFC                   0,85

No caso do futebol feminino o calculo e mais simples ainda, o calculo leva em consideração o valor real da partida e o seu valor previsto, em suma se uma equipe mais abaixo no ranking vencer uma que está acima, ela ganha mais pontos, se vencer uma que está abaixo, ela ganha menos pontos, e claro que tudo isso levando os fatores que também já foram citados no masculino. O Brasil atualmente se encontra em 9ª lugar no ranking masculino, e no feminino no 4ª lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.