Como é a prova do ENEM

A prova do Enem, antes apenas servia para medir o nível de qualidade das escolas do Brasil. Com o passar do tempo, a prova foi ampliando-se mais e mais pelo país e sua importância foi se tornando ainda maior, como um projeto que visa a substituição do vestibular para entrar nas universidades.

Visto como uma forma mais democrática e e que gera mais oportunidades para camadas mais desprivilegiadas da população brasileira, muitas universidades já aceitam a prova do Enem como garantidora de vagas em seus cursos acadêmicos por meio do Sisu – Sistema de Seleção Unificado. Além disso, a nota do Enem também server para obtenção de bolsas para as redes de ensino privado.

A prova do Enem acontece em dois dias para dividir a quantidade de matérias e questões que terão de ser respondidas pelos alunos. O primeiro dia de prova é referente as ciências humanas e suas tecnologias – Geografia, História, Filosofia, Sociologia e conhecimentos gerais – e ciências da natureza e suas tecnologias – Química, Física e Biologia.

O segundo dia de prova do exame nacional fica referente as linguagens e códigos e suas tecnologias – Língua Portuguesa, Gramática,  Interpretação de Texto, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Literatura, Educação Física e Tecnologias da Informação – e matemática e suas tecnologias além da prova de redação, onde o candidato deverá redigir um texto de acordo com as especificações da prova.

As provas acontecem preferencialmente nos sábados e domingos para evitar atrapalhar horários de aula e trabalho. O candidato que deseja revisitar edições anteriores da prova, pode fazê-lo acessando o site do Inep, que disponibiliza as provas antigas com gabarito nesse link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.