como dirigir um carro automático

No trânsito das grandes cidades temos que estar constantemente trocando as marchas, são muitas as paradas, arrancadas, reduzidas que somos obrigados a não tirar quase nunca a mão do câmbio e o pé da embreagem. Pesando em melhorar o conforto e a praticidade do ato de conduzir as montadoras começaram a adaptar em seus veículos mais acessíveis um item que outrora só era visto nos carros de luxo, o câmbio automático.

cambio automático
O câmbio automático é simples de ser compreendidos com poucas horas de pratica você se adapta a ele.

O primeiro passo para conseguir domar um automóvel com trocas automáticas é desmistificar essa pré concepção que se criou sobre esse sobre aparato, que tem como função primaz melhorar a dirigibilidade e dar mais fluidez ao trânsito. No espaço do motorista  logo de cara observamos a falta de um dos pedais, a embreagem, sem dúvida o mecanismo mais difícil de se adaptar nos carros manuais, nos automáticos se torna desnecessário.

Para conseguir executar os comandos necessários para dirigir um veículo automatizado é preciso saber interpretar as letras dispostas no câmbio, veja a seguir o significado de cada uma delas:

– R: opção de ré, a alavanca só deve ser posicionada neste sentido quando o veículo se encontrar parado.

– P: ( Parking): usado para estacionar, estagna o movimentação do automóvel, dando mais segurança a operação.

– N: marcha neutra, mais conhecida como ponto morto.

– D: Drive, funciona como a primeira nos veículos manuais, depois de posicionar o câmbio nessa opção as marchas seguintes vão sendo selecionadas automaticamente conforme a evolução da aceleração.

Saindo e desenvolvendo

Primeiramente ligue o carro, em seguida pressione o freio e desarme o freio de mão, e posicione a alavanca do câmbio na letra “D”, depois disso, vá soltando o freio devagar até sentir que o carro começa a se mover, pise no acelerador para controlar o desenvolvimento e usar a direção para guiar o posicionamento do automóvel.

Parando 

Para executar frenagens é igualmente simples, retire o pé direito do acelerador e pressione a alavanca do freio  gradativamente, assim você consegue  reduzir a velocidade até cessar totalmente o movimento.

 Estacionando 

Depois de entrar na vaga desejado utilizado para isso a Ré ( R) e Drive (D), freie e selecione a opção ” p” na marcha, alguns veículos só permite que a chave seja desconectada se a opção  “Parking ” estiver posicionada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.