Como diagnosticar endometriose profunda

A endometriose profunda é caracterizada como a forma mais agressiva da doença, onde o tecido endometrial (mais espesso que o normal) se alastra por uma grande região do organismo, fazendo com que os sintomas sejam ainda mais intensos que o normal.

A enfermidade é provocada por uma reação inflamatória das células encontradas no endométrio, onde elas não são expelidas do organismo e acabam indo para a cavidade abdominal ou para os ovários, onde conseguem se multiplicar de forma demasiada, causando sangramentos e um agravamento do caso a médio e longo prazo.

Sintomas

Endometriose profunda: causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e recomendações.
Sintomas da endometriose profunda.
(Foto: Reprodução)
  • » Menstruação demasiada;
  • » Cólica intensa;
  • » Dor durante e após as relações;
  • » Dor nas costas;
  • » Dificuldade em urinar;
  • » Dor pélvica frequente;
  • » Sangramento anal (com mais intensidade durante a menstruação);
  • » Infertilidade;
  • » Dor e sangramento intestinal.

Diagnóstico

O diagnóstico dessa doença é realizado através de uma anamnese realizada por um bom médico e o estudo de alguns exames da paciente, sendo os principais deles a ressonância magnética pélvica, a laparoscopia e a ultrassonografia transvaginal.

Tratamento

Como a endometriose profunda é considerado o caso mais avançado da doença, as duas únicas formas de tratá-la é com o uso de medicamentos e processos cirúrgicos (que costuma ser mais eficaz) que retiram o tecido endometrial do corpo.

Avisos

» Consulte um ginecologista sempre que sentir qualquer alteração das suas genitais ou no seu ciclo menstrual. Caso nada disso aconteça, é recomendado que pelo menos duas consultas no ano sejam realizadas, de seis em seis meses;

» Realize pelo menos um check-up durante o ano para saber como anda a saúde do seu organismo mais detalhadamente;

» Não se auto-medique;

» Caso a doença seja constatada, realize todo o tratamento de forma correta para que o mesmo seja finalizado com sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.