Como devo molhar as orquídeas

As orquídeas são flores muito populares, mesmo porque chegam a apresentar variadas formas, tamanhos e cores, isso em todos os continentes da terra. Já foram catalogadas cerca de vinte cinco mil tipos da mesma espécie pertencente a família Orchidaceae. O número de orquídeas existentes no mundo representa cerca 8% de todas as plantas que possuem sementes. Apresentam belas flores compostas por um formato bastante característico.

flores
Família Orchidaceae.

Para manter tamanha beleza de sua diversidade, a orquídea necessita de cuidados especiais em seu cultivo. O primeiro passo é determinar o local em que a mesma será plantada, lembrando que o mesmo deve conter o tamanho adequado para a planta. Pode ser escolhido vasos de barro, recipiente de plástico, ou ainda em tronco de árvores, casca de peroba ou palito xaxim, uma vez que existem alguns tipos de orquídeas que não se adaptam dentro de vasos, além daquelas que progridem horizontalmente.

orquídeas
O ideal é molhar a orquídea uma vez ao dia.

O replante indica é feito anualmente, ou se possível a cada dois anos, porque o material em que está plantada a flor, acaba se decompondo. Dentre as regras básicas de plantio está a implantação de uma camada de pedra no fundo do vaso, aproximadamente 3 dedos, como forma de auxiliar na drenagem do excesso de água. Mesmo possuindo ótima adaptação com temperaturas em torno de 15 e 25°C e até temperaturas mais baixas, a umidade relativa do ar não deve estar abaixo de 30%, dessa forma as plantas sofrerão desidratação rapidamente.

Nos dias quentes, é necessário manter o ambiente mais úmido do que o normal, mas é recomendável não molhar as plantas quando suas folhas estiverem quentes por causa dos raios solares, essa atitude causa choque térmico, gerando pequenas lesões que podem ocasionar em doenças. O ideal é molhar a orquídea uma vez ao dia, seja pela manhã ou no final da tarde, quando o sol estiver poente. Somente molhe a planta quando a mesma estiver fria, sendo que o melhor e se for possível é imergir o vaso em recipiente com água, para a mesma absorva a quantidade suficiente e ainda borrifar água nas folhas umedecendo-as.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.