Como desenvolver o tema do TCC

O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é um importante elemento composto por alunos de instituições de cursos superiores, ele se caracteriza como o trabalho final do estudante, onde deverá escolher um tema e a partir deste, desenvolver os argumentos solicitados pelo orientador.

Ter uma boa articulação na descrição e na apresentação desse projeto é essencial, pois é através dele que a obtenção do diploma é ministrada ou não  pela rede de ensino. A elaboração do TCC é visto por muitos como um terror acadêmico, o mesmo exige tempo e muita dedicação.

Em relação a escolha do tema, que é uma das particularidades mais difíceis desse processo, é indicado que o estudante meça suas probabilidades de afinidade sobre alguns determinados assuntos e posteriormente tome sua decisão. Abordar esses pensamentos com o orientador responsável do curso pode ajudar muito nesse momento.

O que se deve levar em consideração?

Como desenvolver o tema do TCC
Dicas para a escolha de tema do TCC.
(Foto: Reprodução)

O aluno passará meses pesquisando e escrevendo sobre o seu tema escolhido, portanto, ele deve gostar da área que optou;

Muitas pessoas falam sobre assuntos repetidos, pela facilidade de busca e pesquisa, mas muito cuidado com isso, pois pode deixar o seu tema completamente desinteressante, recebendo possivelmente uma nota baixa no TCC ou ainda poderá cair na armadilha do plágio, tendo o seu trabalho recusado pela instituição;

É essencial ter uma bibliografia de qualidade, com a citação de renomados meios de pesquisa. Portanto, mantenha sempre boas fontes, conquistando resultados positivos para o seu TCC.

Informações importantes

 Mantenha sempre uma linguagem formal no trabalho;

 Obedeça todas as normativas regidas pela ABNT e pelo coordenador;

 Assim que estiver com o TCC em andamento e surgir qualquer dúvida, consulte um professor ou orientador do curso para pedir opiniões;

 Aborde o seu TCC como uma fonte de pesquisa geral, complexa e não apenas voltada um tipo de público;

 Converse com os seus companheiros de turma ou pessoas que já realizaram esse projeto. Troque informações sobre o assunto e peça dicas de desenvolvimento, paciência e foco para compor o seu TCC da melhor maneira;

 Para a apresentação desse projeto, busque ser o mais coerente possível, estudando todo o tema com veracidade, abordando-o com sabedoria, sem o uso de dialetos impróprios, roupas informais e falhas nos objetos de articulação com o público, como computadores para a transmissão de slides.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.