Como cuidar de um hamster?

De repente nos dá aquela vontade de ter um bichinho de estimação e decidimos comprar um hamster! Sim, um “ratinho”, bonitinho e fofinho para cuidar, brincar e passear. Essa escolha vem sendo uma das mais aderidas por crianças, adolescentes e também pelos adultos devido o baixo custo que esses animaizinhos possuem em relação a sua obtenção, alimentação e outros cuidados.

Mesmo não sendo uma espécie tão comum em domesticação como os cães e gatos, esses roedores manifestam uma certa atenção, carinho e afeto com os seus donos, sendo uma das provas disso a maneira como se comportam quando estão próximos a eles e como se divertem juntos.

Se você também deseja aderir um hamster para domesticar, siga algumas dicas!

Qual comprar?

Como cuidar de um hamster?
Hamster brincando em sua gaiola.
(Foto: Reprodução)

Prefira aderir os que são sírios ou dourados e que sejam novinhos (tendo entre 4 e 7 semanas de idade), esses são mais fáceis de domesticar. Fique quanto as atitudes do animal antes de comprá-lo, observando se ele possui algum ferimento, se é agressivo ou morde. Caso uma ou mais dessas ações sejam constatadas, não é indicado a sua aquisição.

Quantos comprar?

O indicado é que se tenha apenas um hamster, eles costumam ser agressivos uns com os outros e se reproduzem de uma maneira muito rápida. Se desejar ter mais que um, compre uma gaiola para cada, mantendo-os separados.

Qual a sua expectativa de vida?

Entre 2 à 3 anos, em média.

Onde colocar o hamster?

Existem componentes específicos para esses bichinhos, como jaulas ou gaiolas. Elas podem ser adquiridas em qualquer loja veterinária ou de produtos voltados para essa modalidade. Sua placa de suporte deve ser forrada com uma camada de serradura para absorver os desejos do hamster, devendo ser trocada diariamente.

Observação: É essencial que a serradura permaneça sempre bem sequinha, para não prejudicar sua saúde.

Como alimentá-lo?

Todos os hamster’s são onívoros, portanto, se alimentam de verduras, frutas, legumes, sementes e proteína animal. Procure dinamizar a escolha desses alimentos, distribuindo duas refeições diárias, em pouca quantidade para que eles não comam demais e acabem passando mal.

Observação: Nas lojas de artigos para animais, existem rações prontas para essa espécie.

O que eles bebem?

Água filtrada, de preferência mineral. Para não molhar a serradura, indica-se que uma garrafinha seja fixada na jaula de uma maneira com que os hamster’s consigam alcançá-las para consumir o líquido.

Como realizar sua higienização?

Não dê banho nesses roedores, eles limpam-se sozinhos. Caso sinta que um mal odor está vindo do seu bichinho, procure trocar mais vezes as serraduras da jaula, geralmente elas são as responsáveis.

Como limpar sua gaiola?

Essa depuração deve ser feita pelo menos uma vez por semana. Para isso, é necessário retirar o hamster da gaiola, jogar a serradura suja fora, lavar as bases da jaula com desinfetante, secar bem toda a sua estrutura, adicionar uma nova serradura, para só então colocar o animal de volta ao seu ambiente.

 Outras recomendações

» Não deixe-o sozinho por mais de 3 dias consecutivos.

» Monte a gaiola com a presença de brinquedinhos, assim ele poderá se exercitar e manter sua saúde em dia.

» Escolha um lugar seguro e confortável para colocar a jaula.

» Cuide do seu animal como se fosse da família, evite maus tratos.

» Não deixe o seu hamster assustado, isso pode gerar reações agressivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.