Como controlar a compulsão alimentar na TPM

A TPM (Tensão Pré – Menstrual) mexe muito com o comportamento de uma mulher, não somente em sua parte emocional, mas também na física, devido a uma grande explosão hormonal causada pelo ciclo menstrual. Com isso, várias alterações alimentares e metabólicas acontecem, principalmente para tentar conter o estresse, o nervosismo, a ansiedade e uma forte sensibilidade que fica ainda mais intensa durante esses dias do mês.

A compulsão alimentar se dá com mais frequência durante a TPM, pois as mulher sente mais fome e, costumam,  descontar todos os seus sentimentos na comida, o que faz com que posteriormente se sintam pior do que já estavam. Para ajudar a controlar a alimentação durante esse período, é necessário que seja diagnosticado o tipo de TPM que a mulher possui.

Tipos de TPM

Compulsão alimentar durante a TPM

» Tipo A: Abrange as mulheres que ficam estressadas, tensas, ansiosas, irritadas e agressivas (em alguns casos);

» Tipo C: Diz respeito as mulheres que possuem compulsão alimentar, fadiga, dores (principalmente na cabeça) e fortes palpitações. Os alimentos mais desejados na TPM tipo C são os doces;

» Tipo D: Abrange as mulheres que choram facilmente, que sentem muita insônia ou sonolência, que apresentam depressão e confusão mental;

» Tipo H: Trata-se dos casos em que as mulheres sofrem alterações no seu peso, aumento das mamas, distensões abdominais, dores e sensibilidades.

Controlando a compulsão alimentar

Veja abaixo as dicas suplementares para ajudar a controlar a compulsão alimentar de cada tipo de TPM:

» Tipo A: Aumentar o consumo de vitamina B, Vitamina E e magnésio;

» Tipo C: Suplementação e dieta/reeducação alimentar rica em magnésio, principalmente para diminuir e conter o consumo de doces;

» Tipo D: Como se trata de um dos casos menos frequentes, será necessário uma avaliação médica para saber quais suplementos ingerir. Em alguns casos, é necessário ainda o uso de alguns medicamentos.

» Tipo H: A alimentação deverá seguir normalmente, onde o uso do sal deverá ser evitado (principalmente em grandes quantidades).

Dica

Caso desejar dietas ou reeducações alimentares mais detalhadas, que ajudem a controlar o seu peso durante esse período de maior ansiedade, procure um bom nutricionista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.