Como contratar o Fies

O Fies (Financiamento Estudantil) é um programa do governo destinado á financiar a educação superior de pessoas que pretendam estudar em instituições particulares. Os estudantes são beneficiados de acordo com avaliações positivas pelos processos conduzidos polo ministério da educação, desde 2010. O Fies funciona com um novo formato e  prestações, que antes chegavam a ficar até 30% mais caro do que o próprio curso, agora estão um pouco menores, com cerca de 3,4% ao ano.

Fies financia praticamente todos os cursos
Financiamento Estudantil
foto: reprodução

Quem pode solicitar o Fies

Pode solicitar o Fies qualquer um que pretenda estudar em uma instituição presencial não gratuita de ensino superior e que tenha uma avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), a instituição também precisa atender as exigências do Fies. Não pode solicitar o Fies quem estiver sobre as seguintes condições.

  • Cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição;
  • Que já tenha sido beneficiado com financiamento do FIES;
  • Inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);
  • Cujo percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita seja inferior a 20% (vinte por cento);
  • Cuja renda familiar mensal bruta seja superior a 20 (vinte) salários mínimos.

Como fazer a inscrição

O primeiro passo é fazer a inscrição através do SisFIES, com todo o cadastro feito, você receberá uma mensagem através de e-mail para  confirmação. Logo após  sua solicitação será avaliado pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA). A avaliação é feita em até 10 dias, se for aceito a solicitação, o participante deverá comparecer na presença de uma agente do Fies e regulamentar o contrato e escolher a instituição bancaria de preferência.

Custo

O valor vária de acordo com o valor do curso que deseja fazer. Para ter uma ideia do quanto gastará,no site do Fies há um simulador que pode ser acessado por esse link e poderá programar o quanto irá gastar. Vale lembrar que, para cursos de licenciatura, há um abatimento de 1% nos juros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.