Como contar os dias que virá a menstruação

A menstruação é um processo que acontece todos os meses no organismo feminino quando estão em idade reprodutora. É também chamado de ciclo menstrual, onde poder ser denominado como regular ou irregular. Sua variação pode decorrer do uso de medicamentos, tal como o anticoncepcional.

Esse processo caracteriza o período fértil da mulher e é através dele que é realizado o cálculo do ciclo de cada mulher. Calcular a data da menstruação é um pouco difícil, ainda mais se ela for irregular. A melhor maneira de realizar esse processo é junto a um especialista ou se guiar mais ou menos pela sua última menstruação.

O fluxo de menstruação normal, dura cerca de 7 dias. Quando a mulher utiliza anticoncepcional é ainda mais fácil de saber esse momento. Esse medicamento oral tem 21 drágeas para serem ingeridos diariamente. Quando a cartela acaba, deve-se fazer uma pausa de sete dias e comprar uma nova cartela para começar o processo novamente. Dentro desse período é o momento em que a menstruação irá descer.

Como contar os dias que virá a menstruação

Caso a mulher não utilize o anticoncepcional, é necessário que ela avalie suas 3 últimas menstruações, anotando o dia em que ela desceu e a quantidade de dias que ela durou. Dessa forma, será possível ter uma base aproximada de quando ela irá descer em todos os meses. Isso se não for ingerido nenhuma pílula do dia seguinte ou qualquer remédio que possa fazer atrasar esse processo. É indicado não consumir muitos remédios desse modelo, pois eles possuem grande quantidade de hormônios, o que pode desregular ainda mais o ciclo menstrual.

O período fértil pode ser calculado a partir do 11° dia após o 1° dia da menstruação. É nesse momento em que ocorre a ovulação feminina, proporcionando ainda mais chances de acontecer uma gravidez.

Muitas mulheres utilizam o anticoncepcional para ter mais controle sobre o seu ciclo menstrual e para não engravidar. Mas lembre-se, é imprescindível que se use camisinha em todas as relações, pois não só a gravidez pode acontecer, mas também a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.