Como contar a gravidez em semanas

O cálculo gestacional é muito importante em uma gestação pois avalia de quantos meses o bebê já está e a data provável do seu nascimento. Esse procedimento é realizado de uma maneira mais precisa pelos obstetras, que avaliam esse processo por semanas, começando a contagem sempre pela data da última menstruação da mulher (DUM).

Contagem por semana

A contagem por semana deve começar desde o primeiro dia da última menstruação da mulher, onde a cada 7 dias após essa data, o feto irá completar mais uma semana de vida, sendo que a cada 4 semanas, o bebê completa um mês gestacional.

Na maioria dos casos a mulher ainda não está grávida no dia em que a contagem começa, mas os médicos levam essa data em consideração e a tem como base para saber medianamente quando o bebê irá nascer e como acompanhar o seu desenvolvimento. Por causa disso, o feto poderá ter duas semanas de variação na data provável do seu nascimento, podendo acontecer 14 dias antes ou depois do período estimado.

Obstetras afirmam que os embriões normalmente são 2 semanas mais jovens do que o número de semanas contadas, tendo ainda uma maior irregularidade quando o ciclo menstrual feminino é irregular, por isso a variação normalmente acontece.

A ultrassonografia costuma ajudar e muito na contagem das semanas gestacionais e também na visualização do desenvolvimento do bebê. A contagem da quantidade de HCG presente na urina da mulher e na sua altura uterina também pode ajudar nesse cálculo.

Cálculo gestacional por semana

• Entre 1 à 4 semanas: 1 mês de gestação.

• Entre 5 à 9 semanas: 2 meses de gestação.

• Entre 10 à 13 semanas: 3 meses de gestação.

• Entre 14 à 17 semanas: 4 meses de gestação.

• Entre 18 à 22 semanas: 5 meses de gestação.

• Entre 23 à 26 semanas: 6 meses de gestação.

• Entre 27 à 31 semanas: 7 meses de gestação.

• Entre 32 à 35 semanas: 8 meses de gestação.

• Entre 36 à 40 semanas: 9 meses de gestação.

• Até 41 semanas e deis dias: 9 meses e alguns dias de gestação.

Formato da barriga da mulher através da contagem de semanas gestacionais.
Crescimento da barriga poe semanas.
(Foto: Reprodução)

Aviso

Uma gestação pode chegar a durar cerca de 41 semanas e 6 dias em alguns casos. Crianças que nascem antes de completarem as 37 semanas, são consideradas prematuras. Não é indicado que a gestação seja levada por mais de 42 semanas, pois proporciona riscos sérios para a sobrevivência do feto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.