Como consultar SPC?

O SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) ou Bureal de Crédito é um serviço de informações de crédito que controlam as adimplências e inadimplências das pessoas físicas e jurídicas do país, controlando assim o seu poder de compra no mercado. Os indivíduos que possuem qualquer dívida nesse meio, são classificados como devedores e ficam com o nome “sujo”, não podendo  realizar novas compras até que pague as dívidas atrasadas.

SPC
Serviço de Proteção ao Crédito

Para consultar o nome no SPC, é necessário que o indivíduo informe o número do seu CPF, em caso de empresas, o número do CNPJ da mesma. Esse serviço pode ser realizado gratuitamente nos postos autorizados encontrados em todas as regiões do país (tal como o Ministério da Fazenda). Os sites de consultas da internet são pagos para a realização desse procedimento.

Como consultar o nome no SPC?

Para realizar esse processo, é necessário que o indivíduo procure uma base deste serviço em sua região e leve consigo o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e um documento para a identificação, tal como o RG, a CNH,  reservista ou  Carteira de Trabalho.

Após entregar a documentação  ao atendente de caixa, uma pesquisa será realizada para saber quais as inadimplências que constam no nome do indivíduo, saindo posteriormente uma folha (que se parece com um extrato) apontando quais são as empresas credoras, os valores das dívidas e até mesmo a data de origem do registro da compra.

Observação: Caso não exista nenhuma inadimplência, na folha virá escrito “NADA CONSTA”.

Se o indivíduo desejar, poderá solicitar os números dos contratos referentes as restrições para esclarecer dívidas com empresas ou tentar entrar em acordo para quitá-las.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.