Como comandar o celular por voz

A tecnologia está se desenvolvendo cada vez mais, a cada dia que passa, para proporcionar ao usuário maior comodidade. os Smartphones estão no topo desse desenvolvimento e investem pesado em novas tecnologias que pretendem surpreender seus usuários.  Muitos dos recursos de voz disponíveis para sistemas como IOS e Android ainda não estão desenvolvidos ou pelo menos não totalmente para o português. Portanto, comandar o celular apenas por voz ainda é um sonho um pouco distante.

como usar comando de voz
Aplicativo de comando de voz
(foto: reprodução)

Siri

A Apple anunciou o sistema Siri como umas das maiores novidades para o iPhone. Apesar de não estar em português, ainda é um dos sistemas mais completos. O siri consegue localizar restaurantes por exemplo e você pode fazer perguntas simples, criar lembretes com breves comandos como “Remind Me”  ou dizer “Play” para que comece a tocar uma música. Ele também responde as perguntas mais inusitadas como um pedido de casamento que ela responde moderadamente como “Vamos ser apenas amigos, ok?“. Aprendendo alguns comandos simples em inglês você pode se utilizar muito bem do sistema Siri.

S Voice

O S Voice foi uma resposta do Android ao sistema Siri. O mesmo visa um interação muito pessoal como a simulação de uma conversa de uma pessoa com outra. Ele foi projetado, inicialmente, para o Galaxy S3, mas hoje já está disponível para a maioria dos Smarthphones com Android. O grande diferencial desse sistema é que ele já aceita comando em português. É possível fazer pesquisas, aumentar e diminuir o volume e até mesmo ativar a cama com comandos como “sorria” ou “xis”.

Google Now

Um recurso criando e muito bem trabalhado pela Motorola e pela Google, está disponível apenas para o Moto X, apresenta-se como um dos sistemas de voz mais completos do mercado. Com ele é possível ativar aplicativos apenas pelo comando de voz, em termos de compreensão ele consegue desbancar muitos dos concorrentes. O sistema do Moto X é bem semelhante ao Google Glass e no futuro pode se tornar um dos principais sistemas de comando de voz.

Aplicativos

Existem alguns aplicativos que ajudam na questão de comando de voz, o próprio Android disponibiliza um aplicativo de sistema de busca no google apenas por comando de voz. Outros como o Dragon Dictation pode ser usado até em BlackBerry e pode ser eficiente em buscas e alguns outros comandos simples. Entretanto devemos lembrar que comandos do sistema  poderão ser feitos através de aplicativos do próprio sistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.