Como calcular o MMC

Metemática
Confira a seguir como descobrir de forma prática o M.M.C.

M.M.C. ( Mínimo Múltiplo Comum), é obtido a partir do menor múltiplo comum obtido de dois números, desde que diferente de zero, pois esse é múltiplo de todos os números naturais.

É dito múltiplo de um número do conjunto dos naturais todos aqueles que quando divididos pelo número em questão tem resto igual a zero, ou seja, uma divisão exata. É importe ressaltar que os múltiplos de um número natural.

Os números naturais sempre tem múltiplos em comum entre eles, e partir desse pressuposto, existem diferentes formas de definir o M.M.C utilizando a fatoração. O primeiro passo é decompor o número e fatores ditos primos, o M.M.C. será o conjunto total do fatores obtidos comuns, assim como não-comuns. Dessa forma temos:

6 = 2×3

12= 2x2x3= 22X3 

M.M.C. ( 6,12)= 22X3= 12

 Decomposição Simultânea

Outro método, inclusive mais prático, frequentemente utilizado, é a decomposição simultânea, nesse procedimento todos os números são fatorados ao mesmo tempo, dividindo-os por números primos em ordem crescente. Os números serão perfilados. O M.M.C será igual ao produto obtido entre eles.

Dessa forma temos:

Decomposição simultânea

Propriedades do M.M.C 

* Tendo dois ou mais números naturais, se um deles for divisível por todos os demais, ele é o M.M.C

* Tendo dois números primos, o produto entre eles será o M.M.C.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.