Como calcular a idade de uma pessoa

O único processo considerado inevitável ao ser humano é condição do envelhecimento, algo que ocorre a partir do momento em que o indivíduo nasce. O que se pode fazer em relação a esse procedimento natural do organismo, é reformular a forma como o processo de envelhecimento aconteça, ou seja, mantendo hábitos saudáveis que o desacelere.

idade
Envelhecimento, processo natural do ser humano, que aos poucos aumenta sua idade cronológica.

Portanto, tem-se a idade cronológica baseada no calendário, ou seja, está registrada nos documentos de identificação de cada pessoa e não pode ser alterada. Já a idade biológica, refere-se ao estado de conservação que cada organismo está condicionado, caracterizando a saúde física e mental de uma pessoa. A idade biológica representa o envelhecimento de células, importantes componentes para a funcionalidade do organismo.

A idade biológica possui influência direta da qualidade de vida, isso inclui todos os hábitos adquiridos durante cada um dos dias vividos. Por causa dessa ligação, algumas pessoas podem ter uma idade biológica maior ou menor que a cronológica, lembrando que complicações da saúde, como doenças crônicas também podem influenciar na idade biológica.

Calculando a Idade

idade algo inevitável
Hábitos alimentares e de vida influenciam diretamente na idade biológica de cada pessoa.

Para calcular a idade, existem vários programas na internet que apresentam as duas opções – cronológica e biológica, de acordo com a informação de dados pessoais. Mas existe uma fórmula bem simples para se conseguir o resultado da idade correta, neste caso a cronológica baseada no calendário.

Basta utilizar o número referente ao ano da data de nascimento da pessoa, e o número respectivo a data que queira ter a idade, podendo ser o ano atual. Então subtrai-se a data atual, com a data do nascimento. Ex: 2013 – 1970 = 43. Para se ter os meses e dias contabilizados, é preciso realizar uma soma simples a partir do dia de aniversário. Ex: Data de nascimento: 04/02/1970 – 43 anos, 2 meses e 6 dias. O cálculo é simples.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.