Como avaliar seu peso ideal

Manter o peso sempre equilibrado de acordo com suas características físicas, é essencial não apenas para manter uma estética favorável, mas também a saúde em dia. O bem estar e o excelente funcionamento do sistema imunológico evita o acometimento de doenças e transtornos, além de possibilitar melhores condições de vida para o indivíduo.

Dois dos principais fatores que conseguem controlar a quantidade de quilos presentes em uma pessoa são a boa alimentação e a prática de exercícios físicos regulares, processos que produzem benefícios e vantagens internas e externas à estrutura corporal dos praticantes, elevando ainda a vitalidade.

A medição do peso ideal dos seres humanos é formulada através do seu porte, estatura, gênero e algumas taxas disponibilizadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde). O cálculo responsável por reproduzir esse resultado individual é o IMC (Índice de Massa Corporal), para realizá-lo basta seguir o modelo abaixo:

IMC = peso / (altura * altura)

Exemplo

Como avaliar seu peso ideal
Balança e fita métrica.
(Foto: Reprodução)
  • Peso: 65.9 quilos.
  • Altura: 1.59 metros.

→ IMC = 65.9 / 1.59 * 1.59

→ IMC = 65.9 / 2.5281

→ IMC = +- 26,06

Taxas da OMS

  • Abaixo do peso: abaixo de 18.4.
  • Peso normal: entre 18.5 e 24.9.
  • Sobrepeso: entre 25.0 e 29.9.
  • Obesidade Grau I: entre 30.0 e 34.9.
  • Obesidade Grau II: entre 35.0 e 39.9.
  • Obesidade Grau III: acima de 40.

Outro método bastante utilizado para medição do peso ideal é pela circunferência da cintura. Profissionais afirmam que se o valor destacado for igual ou superior à 90, provavelmente o indivíduo estará com sobrepeso e excesso de tecido adiposo no corpo.

A melhor maneira de saber os índices descritos acima e medir todo o percentual de massa magra e gorda da estrutura corporal, é realizando a medição de gordura. Esse processo pode ser executado em academias, por nutricionistas e profissionais que dominam as particularidades de um medidor de dobras cutâneas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.