Como as plantas se alimentam?

Muitos não sabem, mas para sobreviver, todas as plantas precisam se alimentar. É por esse processo que todos os organismos conseguem energia para sobreviver.

As plantas se alimentam através da fotossíntese. Nesse processo, a planta absorve a luz do sol que transpassa energia suficiente para que haja uma transformação de água, sais minerais e gás carbônico em açúcar. Enquanto isso acontece, ela ainda elimina oxigênio para a atmosfera e por isso se faz tão importante para a vida humana.

Elas nascem, se alimentam, crescem e se reproduzem. Devido a sua raiz crescer embaixo da terra, a absorção de água é realizada – além da sua fixação. O caule é responsável por dar suporte a planta, a transportar a água e os nutrientes. O alimento seu é fabricado nas folhas, que também são responsáveis pela liberação de oxigênio.

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Por conseguirem produzir seu próprio alimento, as plantas são denominadas como Autotróficas. As plantas, alguns tipos de bactérias e as algas marinhas absorvem toda a sua energia do Sol. A maior parte desses organismos possuem uma pigmentação verde, chamada de Clorofila.

As plantas também ajudam na absorção do dióxido de carbono, que é o principal responsável pelo aquecimento do planeta. Por isso o desmatamento é tão prejudicial para os seres vivos. O homem cada dia mais vem poluindo o mundo, produzindo muito CO2, devastando florestas, acabando com toda a biodiversidade que juntamente com os desastres naturais vem causando o aquecimento global e o efeito estufa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.