Como alterar os dados do FIES

Atualização de dados do FIES
Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior.
(Foto: Reprodução)

O FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) é um programa criado pelo Governo Federal em parceria com o MEC e a CEF (Caixa Econômica Federal) para proporcionar aos estudantes cursos universitários, de pós graduação e técnicos em redes de ensino privada. Os alunos beneficiados podem cursar a faculdade gratuitamente durante todo o curso, tendo que paga-la somente quando a sua carreira já estiver basicamente estabelecida.

O programa é uma excelente oportunidade para aqueles estudantes que desejam ingressar em um curso de graduação, mas não tem condições de custeá-lo naquele momento. As mensalidades do curso podem ser financiadas entre 50% à 100% do seu valor.

Cadastro e alteração de dados

Para realizar o cadastro no FIES, é necessário que o estudante faça a sua inscrição no site do programa, fornecendo alguns de seus dados, tal como seu CPF, sua data de nascimento, seu e-mail, uma senha, entre outros.

Caso o estudante precise alterar os seus dados, basta que clique na página do FIES na opção Atualizar dados.

Observação: o nome do(a) estudante e a sua data de nascimento que irão constar na inscrição do FIES são os mesmos que constam no cadastro da Receita Federal (RF), portanto, não poderão ser atualizados pelo site do programa, apenas pela RF (que demora cerca de até 3 dias para modificar as informações).

É importante ressaltar que o site do FIES permite a atualização de dados somente duas vezes durante a inscrição, sendo que o estudante deverá respeitar o intervalo mínimo de 5 dias entre uma solicitação e a outra.

Aditamento e renovação

O aditamento é o processo de renovação semestral do financiamento, feito então para confirmar os dados do estudante. Dessa maneira o programa consegue avaliar a situação estudantil do indivíduo e atualizar os seus dados. Através dele também é realizado a renovação do aluno com a instituição e com o FIES.

Mais informações

Para saber mais sobre Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior acesse o site do SisFIES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.