Com quantos anos pode fazer intercâmbio

O intercâmbio cultural, educacional e estudantil pode ser entendido com  uma troca de estudantes entre dois locais dispares, normalmente dois países. Antes este termo tinha significado mais restrito designando apenas estudantes que invertiam de papeis, ou seja, um fica abrigado na casa doutro e vice-versa para aprimoramento de suas competências e experiências, mas atualmente todas as viagens internacionais com fins de fomentação educacional e especialização profissional, são abarcadas pela palavra.

Novas culturas e conhecimentos

A função do intercâmbio, no entanto é bem mais ampla,  através desse mecanismo além do simples ato de viajar, o indivíduo tem acesso a novas culturas, abre-se a alteridade, consegue ampliar seus horizontes de expectativa, assim como construir conspeções de mundo mais solidas, o que reverbera no desenvolvimento consciência crítica e autonomia.

troca de conhecimentos com intercâmbio
O Intercâmbio permite a troca sinérgica de conhecimentos entre estudantes, fomentando a alteridade e estreitando os laços entre as nações.

Quando o estudante decide cursar parte do seus estudos no exterior deve revisar antes algumas considerações, a primeira delas são os gastos arraigados a viagem e saber se realmente é viável aos seus familiares arcar com os custos.

Qual o melhor momento

Depois disso chega a hora de decidir o momento para realizar o intercâmbio, especialistas recomendam para os estudantes de ensino médio, com idade entre 15 e 18 anos, o optar pela permuta no segundo ano, pois o aluno já está adaptado a essa etapa do ensino, e os vestibulares ainda estão num horizonte distante.

Não é recomendável realizar todo o high school ( como é conhecido o ensino médio em alguns países) no exterior, isso pode acometer em um distanciamento conteudistahermenêutico das opções que sistema educacional brasileiro adota, prejudicando substancialmente o seu ingresso e adaptação ao nível superior posteriormente.

Por falar em nível superior, pessoas que já concluíram o ensino médio e agora se encontra na graduação ou pós, também pode ampliar seus conhecimentos lá fora, até mesmo aqueles que não estão dentro de uma academia podem realizar um intercâmbio, o curso de línguas no estrangeiro, é receita para o sucesso no mercado laboral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.