Colonização portuguesa na América resumo

1500

Em 1500 as tropas portuguesas começaram a descobrir novas terras, sendo elas localizadas na América. Os territórios não possuíam divisões, educação, saúde e segurança. Era vasto, com muita riqueza em seus solo mas obtinha poucas informações até começar a ser habitada e colonizada por portugueses.

Todo o território de norte ao sul da América em que os portugueses habitaram, é chamado de América portuguesa.

No início de todo o processo de colonização, a América foi dividida em doze capitanias, na qual o território americano pertencia não apenas a Portugal, mas também a Espanha logo após ser decidido e assinado o Tratado de Tordesilhas, que dividia toda a extensão desse continente através do meridiano.

Por ser um continente rico em vegetação, mineração, alimentos e por ter uma terra próspera, a América começava então a ser disputada por várias províncias já existentes no mundo.

1548

Em 1548 o Rei Dom João III era nomeado o novo governador geral, fazendo com que seu poder vigorasse por toda a totalidade das capitanias, deixando toda a América do sul Portuguesa com apenas um poder administrativo, com uma única forma de mandato, normas, regras e governo, território que então se deu o nome de Estado do Brasil.

1572 á 1578 e 1608 á 1612

Colonização

Nesse período entre 1500 á 1600, os territórios da América foram subdivididos em duas partes, de um lado a América do Sul e do outro a América do Norte.

1621

Em 1621, o norte da América Portuguesa foi chamado de Estado do Maranhão, pois novamente se separou do Estado do Brasil. O Estado do Maranhão – Estado do Maranhão e Grão-Pará – foi constituído por Felipe II de Portugal com o intuito de dividir o atual território brasileiro, separando o Maranhão, o Pará, o Ceará e o Piauí das demais localidades, fazendo de São Luís a capital do Estado do Maranhão, e Salvador a capital do Estado do Brasil. O governo do norte pretendia então com essa divisão fazer com que o poder político, econômico e a força militar dessas terras crescessem e fossem mais eficiente que as demais.

O nome América portuguesa se dá na junção desses dois Estados, do Brasil e do Maranhão, sul e norte. Mas visualizando a extensão do país, hoje, a América portuguesa tem limites bem maiores do que os que se encontram no Tratado de Tordesilhas. Sua desvalorização foi dada graças a União Ibérica, que  foi a unidade política que desfez todos os acordos feitos por Portugal e Espanha sobre o território da América.

1775

Mapa

Em 1775, o Estado do brasil consegue novamente reabsorver as forças do Estado do Maranhão, fazendo com que as suas regiões se transformassem novamente em apenas uma unidade administrativa. 

Depois da junção dos dois Estados, América portuguesa e Brasil, se tornavam nomes denominados ao mesmo território, de norte ao sul.

1822

Em 1822, o Brasil se tornou um império independente após grandes batalhas.

O Império Português que começou toda a fase de colonização, dominou por muito tempo não apenas o território brasileiro, mas também o canadense, o uruguaio e o da Nova Escócia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.