Colocar pano quente no ouvido alivia a dor

A dor no ouvido é algo muito incomodo, comum nos primeiros meses de vida dos bebês, mas que pode surgir também em qualquer idade. Geralmente a otite, como também é conhecido desconforto no aparelho auditivo está atrelada a um resfriado, ou reação alérgica, irritação no canal auditivo, algum tipo de lesão interna, entre outras.

Nas crianças a dor de ouvido deixa-as inquietas e reverbera também na rejeição a amamentação, isso acontece porque geralmente a otite vem atrelada com dificuldade para deglutição. Entre os indicadores mais importantes do problema nos pequenos está o choro, irritabilidade, febre e, é claro, a dor na região. Embora seja raro, infecções de ouvido mal remediadas podem resultar em perda parcial da audição muitas vezes de forma permanente.

dor
As compressas quentes ajudam aliviar as dores no ouvido, mas o tratamento integral exige um diagnóstico e tratamento médico.

Receita da Vovó

Uma receitinha da vovó promete remediar a otite, uma simples compressa de panos quentes sobre o ouvido, mas será que esse jeito caseiro realmente  é eficaz? A resposta é sim, segundo especialistas a quando os o pano aquecido é colocado na orelha o vapor relaxa a perímetro donde emana a dor através da vasodilatação.

A compressa ajuda no prognóstico do problema em todas as idades, o ideal é esquentar o pano com o ferro de passar roupa, é importante testar antes com as mãos para ver se a não está quente de mais, afim de evitar um possível queimadura. Feito esses procedimento, coloque o tecido próximo ao duto auricular e deixe em repouso por alguns minutos, repita esses procedimento algumas vezes durante o dia.

No entanto, as compressas não anulam a necessidade de um acompanhamento especializado, é importe diagnosticar a causa da otite e realizar o tratamento necessário para que a mesma não se desenvolva, causando prejuízos maiores para o enfermo. Em geral o receituário inclui fármacos analgésicos,  anti-inflamatórios e antitérmicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.