Civilização grega: Resumo, Explicação e Dicas de estudo

Caminhando primeiramente por aspectos gerais da antiga civilização grega podemos notar que preocupavam com diferentes perspectivas  com o homem, características humanas podem ser evidenciadas inclusive no panteão de deuses por eles cultuados. O pensamento ocidental foi muito influenciado por areas do conhecimento desenvolvidas por eles, ideias como democracia, política começam a ser tecidos na antiguidade.

Em uma perspectiva ainda muito superficial,  a civilização Helênica, alias assim que eles se denominavam, Gregos foram os nomes que os Romanos usaram para identifica-los, em cinco períodos, começando em 2000 a.C  no  Pré-homéricos , Homéricos, Arcaico, em seguida o Clássico e por último o Helenístico. Tudo se inicia com a chegada de povos indo-europeus  no território posteriormente delimitado como Grego, entre esses se destacam os jônios, dórios, aqueuseólios e dórios.

Partenon Templo Grego
Partenon é um templo grego remanescente do período de ouro da antiguidade

A partir de 1100 a.C. dá sé início o período Homérico, ganhou esse nome por causa do poeta Homero , autor da Eliada e da Odisseia, este por sí só já é uma figura intrigantes, julga-se que viveu por volta do século VIII a.C, pois a alusão que se faz a ele está atrelada a suas obras, e devemos levar em consideração a maneira de se disseminar esses constructos nesse período era a oralidade, essas epopeias eram cantadas em poemas pelos Aedos, sendo escritas tempos depois em VI a.C.

Essas duas obras são as principais fontes para entendermos a civilização Grega Antiga, isso porque, a exemplo a Ilíada fazia parte da Areté espécie de  educação da Grécia, preconizando valores éticos,  morais, o ethos, mitologia, culto ao corpo, a importância do kleos, entre outras coisas. Os povos desse território eram bem divididos e cheios de particularidades, as obras homéricas, portanto, cumpriam uma espécie de papel unificador das mentalidades. Nesse período a estrutura social grega era rural formada por grandes grupos familiares, os Genos,  os poucos essa conjectura foi cedendo lugar a Pólis, cidades-estados, muitas delas dotadas de uma acrópole, parte mais alta responsável por uma série de funções conflitantes.

Foto da filosofia grega
Os filósofos gregos ofertaram um grande conhecimento para a ocidentalidade

O período Arcaico começa em 700.a.C, caracteriza-se pelo aumento populacional, fundação de colônias, desenvolvimento da filosofia, que levou a uma palatina mudança no pensamento desse povo, saindo de explicações míticas para as coisas para uma concepção de homens como seres sociais.  Surgimento da democracia, é válido destacar que bem diferente dessa em que vivemos atualmente fomentada a partir dos princípios da  Revolução Francesa.

Em seguida chegamos ao período clássico iniciado em 500 a.C. por diferentes fatores é convencionalmente conhecida como época de ouro da Grécia, os fatos mais marcantes é a junção de algumas Cidades-Estados formando a Liga de Delos  liderada por Atenas para batalhar contra os persas nas Guerras Médicas. Esparta insatisfeita com a representatividade de Atenas forma outro grupo, o que acaba no enfrentamento entre as Ligas, e Esparta sai com a vitória.

Por fim chegamos ao período Helenísticos, as querelas internas acabaram por deixar o território grego suscetível a invasões externas, se aproveitando desse fator o Rei Felipe da Macedônia conquista-os, e depois passa o domínio para de Alexandre, O Grande, que expande as fronteiras de seu território e com isso dissemina a cultura helênica para porção oriental do seu vasto império, promovendo um amplo sincretismo cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.