Chuva ácida

Chuva ácida

Chuva ácida: causas, consequências e soluções.
Representação de uma chuva ácida.
(Foto: Reprodução)

O termo chuva ácida surgiu durante a Revolução Industrial pelo químico Robert Angus Smith. Esse grande cientista descreveu o efeito corrosivo desse processo através de uma observação da sua ação na cidade de Manchester, na Inglaterra.

Essa chuva é vista como um fenômeno natural causado pela liberação dos gases tóxicos na atmosfera que ao entrarem em contato com os componentes atmosféricos, tal como o CO2 e PH, se transformam em ácidos que caem sobre a Terra em forma líquida.

A sua acidez costuma ser maior do que a resultante da dissociação do dióxido de carbono (CO2) atmosférico dissolvido na água precipitada. Os gases presentes na atmosfera que mais provocam esse processo são o dióxido de enxofre e óxido de nitrogênio. Devido ao surgimento de muitas indústrias em todo o mundo, a produção de gases tóxicos dão cada vez mais frequentes, causando assim vários danos ao meio ambiente.

Causas

As duas principais causas do aparecimento demasiado da chuva ácida são a liberação de monóxido de carbono através da locomoção de qualquer veículo de transporte (que vem crescendo diariamente, sendo uma boa prova disso os congestionamentos nas grandes cidades) e a queima de carvão nas usinas termoelétricas.

Consequências

» As chuvas ácidas são mais comuns em países industrializados e nos que estão passando por períodos de desenvolvimento, tal como o Brasil,  México, Índia,  Suécia, Canadá e  Rússia. O crescimento desordenado dessas regiões é uma das principais causas desse efeito natural.

» Ela pode chegar a atingir até 500 quilômetros por hora, fazendo assim com que haja uma destruição gradativa do solo, atingindo ainda toda a flora e fauna do mundo.

» A chuva ácida causa diversos impactos no organismo dos seres humanos, tal como as doenças pulmonares;

» Os gases tóxicos expelidos pela chuva ácida são tão agressivos que conseguem corroer metais, construções e até mesmo as rochas;

» Ela é uma das principais causas do descontrole do ecossistema. Quando se encontra em estágio frequente, destrói a natureza, causando a extinção de animais e plantas.

Soluções

Para tentar conter o aparecimento dessas chuvas ácidas, muitas medidas de conscientização vem sendo abordadas no mundo, tal como:

» Utilização dos meios de energia naturais;

» Uso de combustíveis com baixo teor de enxofre;

» Purificação de escapamentos;

» Uso de transportes coletivos;

» Protocolo de Kyoto (documento que estabelece medidas mundiais para a contenção da quantidade de gases tóxicos produzidos nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.