Certificação digital para advogados

A Internet é cada vez mais utilizada para compartilho e transmissão de dados e diversas áreas, mas requer métodos específicos de segurança para garantir a confiabilidade, autenticidade e integridade ao conteúdo ali veiculado e é ai que entra o certificado digital, uma espécie de documento que  identifica legitima, tanto pessoas físicas quanto jurídicas no meio virtual.

A certificação digital trás uma série de melhorias para a sociedade, possibilitando uma maior gama de serviços oferecidos, mais agilidade nos procedimentos e custos bem mais baixos. Toda essa tecnologia é permitida graças ao desenvolvimento da Criptografia, mecanismo de decodificação que protege a informação.

Muitos fóruns já estão se adequando a modernidade e só recebem as ações por via digital, por esses motivo os advogados que solicitaram novas ações podem fazer todo o procedimento através da internet, desde que tenham o certificado digital. Muitos profissionais da area de advocacia já utilizam o certificado para tornar mais fluido e dinâmico o trâmite dos processos, reverberando também no descongestionamento dos tribunais.

 Certificado digital

O certificado digital tem validade jurídica tendo reconhecimento igual a assinatura por próprio punho, além disso aumenta a proficiência do labor do profissional que pode atender com mais agilidade as necessidades dos clientes e acompanhar com uma maior precisão  os trâmites, visto que o desenrolar do processo pode ser consultado a qualquer hora.

Para obter o certificado digital o advogado deve procurar uma autoridade certificadora e escolha o tipo de certificado que deseja, os mais utilizados são o A3 valido por cinco anos e utilizador do sistema de armazenamento token ou cartão criptografado e o A1 valido por um ano e armazenados em um computador. Saiba com mais detalhes como obter o certificado no portal do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

A implantação da certificação digital faz parte das diretrizes do Pje-JT ( Processo Judicial Eletrônico- Justiça do Trabalho) que está sendo coordenado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Essas medidas seguem a tendência natural de informatização dos procedimentos de segurança, e aspira ser um sistema modelo no âmbito judicial brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.