Caxumba pode causar infertilidade masculina

Homem triste por diagnosticar que está infértil

A caxumba é causada por um vírus que se chama paramyxovirus que provoca infecções e inflamação na maior glândula salivar do corpo, a glândula parótida.

Por ser parecida com as glândulas genitais do corpo masculino, o vírus pode se confundir e se manifestar nesse tipo de glândula, fazendo com que a parte genital inche, causando a diminuição de espermatozoides gradativamente, quando não é tratado rapidamente, esse sintoma piora cada vez mais até que o homem perde a sua fertilidade.

O vírus é contagioso e pode ser passado através das secreções orais ou pelas vias aéreas.

O governo disponibiliza gratuitamente nos postos de saúde vacinas contra caxumba, que devem ser dadas logo que o bebê faça 1 ano de idade ou 12 meses e outra dose de 4 á 6 anos, pois assim o vírus não consegue afetar o corpo, mas se o médico sentir dúvidas, poderá pedir exames de sangue para comprovar. Essa iniciativa é extremamente importante para contribuir com a fertilidade masculina, pois quando não se toma a vacina e o garoto adquire a doença, 30% deles podem ter a caxumba não somente nas glândulas superiores como nas inferiores também.

Homem com caxumba

Os principais sintomas da caxumba são:

* Vômitos;

* Dor no abdômen;

* Dor e inchaço na parte genital masculina e feminina;

* Dor de cabeça;

* Rigidez da nuca.

Logo que o paciente sentir algo estranho ou algum desses sintomas, deverá procurar um especialista para que comece a fazer o tratamento, que são duas doses da vacina.

Ao constatar a doença, os homens devem procurar um especialista para fazer testes de fertilidade para ver como o seu sistema está reagindo com o vírus, se está sendo ou não prejudicial para a reprodução dos espermatozoides.

A vacina é o único tratamento para a cura da caxumba.
A vacina é o único tratamento para a cura da caxumba.

Em todos os casos de caxumba, em mulheres, homens, adultos, idosos e crianças, é necessário que assim que o vírus for diagnosticado que as vacinas sejam tomadas e que o paciente tenha repouso e coma alimentos fáceis para engolir pelo inchaço causado na garganta que dificulta a ingestão de alimentos mais sólidos.

Curiosidade

A caxumba não provoca infertilidade na mulher, mas se ela nunca houver tomado nenhuma dose da vacina, engravidar e acabar sendo contagiada pelo vírus, correrá sérios riscos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.