Causas de mau cheiro no corrimento

O corrimento é um evento comum que acontece no trato vaginal, uma vez que seu surgimento indica a condição da saúde de todo o sistema reprodutor da mulher. A secreção normal tem cor neutra, líquida e não apresenta cheiro incomum. Esse pequeno líquido é decorrente da ovulação durante o ciclo menstrual, período que antecede a menstruação, ou durante o início da menopausa.

secreção natural
A secreção vaginal é composta de células da vagina e do colo uterino, que surgem em razão do hormônio feminino estrogênio.

Quando essa secreção se altera, apresenta características diferentes do comum, é sinal de que algum problema a região está sendo submetida. O corrimento então se modifica, apresentando mau cheiro, viscosidade, coloração esverdeada ou amarelada e ainda pode ser acompanhada de sintomas inconvenientes, como o prurido, ardência, queimação e até mesmo pequenas feridas.

Existem vários fatores internos e externos que influenciam na alteração do corrimento. Internamente está a baixa imunidade resultado de más condições de vida, como alimentação incorreta, grande uso de antibióticos, exposição excessiva ao sol, e etc. As agressões à região genital também causam corrimento com cheiro incomum, o que ocorre quando se utiliza com frequência absorvente diário e roupas muito justas, inclusive peças íntimas.

corrimento feminino
Usar calcinhas de algodão, ajuda na ventilação da região genital, evitando o surgimento de fungos.

Além de desencadear o aumento da temperatura, contribuem para a proliferação de fungos e bactérias. Lembrando que o excesso de higiene também pode modifica o aspecto da flora vaginal, pois está retirando a camada protetora da vulva. Outra causa bastante comum são as doenças venéreas adquiridas através de relações íntimas, realizadas sem o uso da proteção de barreira, ou seja, os preservativos.

Muita doenças atingem todo o trato vaginal e se não forem tratadas rapidamente, podem comprometer a funcionalidade do sistema reprodutor, provoca a infertilidade ao destruir as trompas e ainda pode originar provocar problema ainda maiores, como o câncer no colo do útero. As principais doenças que causas de corrimento com aspecto diferenciado são:

  • Candidíase (fungo) – corrimento esbranquiçado com intensa coceira;
  • Trichomonas (protozoário) – corrimento amarelado com vermelhidão e ardor;
  • Gardnerella (bactéria) – corrimento acinzentado com odor desagradável.

O tratamento para o corrimento depende do estagio em que está, e qual o fator desencadeante. O médico ginecologista verificará o exame feito sobre o liquido colhido e prescreverá o melhor medicamento. Em geral, são utilizados comprimidos orais e cremes/gel vaginais. A recomendação maior é que a mulher realize periodicamente, os exames ginecológicos – papanicolau e laboratoriais a fim de prevenir problemas maiores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.