Causas da intoxicação alimentar

É chamado de intoxicação alimentar ou gastroenterocolite aguda, os distúrbios que acometem o organismo através do consumo de água e alimentos contaminados por bactérias, fungos, vírus, componentes tóxicos, produtos químicos, entre outros elementos.

Essa enfermidade pode se manifestar nos indivíduos de forma leve, moderada e grave. Costumam se apresentar com mais frequência em bebês, crianças, idosos, gestantes e pessoas que possuem uma ou mais doenças crônicas, isso porque os seus sistemas imunológicos são mais frágeis e sensíveis.

A contaminação dos alimentos e bebidas geralmente acontecem durante o seu processo, conservação, armazenamento e principalmente enquanto está sendo manipulado. A falta de higienização desses elementos antes do consumo é outro fator que ajuda a promover os quadros intoxicantes.

As bactérias são os micro-organismos que mais ocasionam a gastroenterocolite, tendo como seus agentes principais os diferentes tipos de Salmonella, Staphilococus aureus e Clostridium. Todos esses parasitas, ao entrarem em contato com a estrutura corporal, conseguem se multiplicar com rapidez no trato intestinal, promovendo sérios danos através das suas toxinas.

Causas da intoxicação alimentar
A higienização de alimentos evita casos de gastroenterocolite aguda.
(Foto: Reprodução)

Sintomas

  • Diarreia;
  • Náuseas;
  • Mal estar;
  • Enjoos;
  • Cólicas;
  • Dor abdominal;
  • Febre;
  • Perda de peso;
  • Queda da pressão arterial;
  • Desidratação;
  • Dor de cabeça;
  • Fraqueza;
  • Alterações neurológicas.

Ajuda médica

Quando os sinais começarem a se manifestar, a ajuda médica deverá ser procurada, um diagnóstico específico deve ser realizado para a constatação ou não da intoxicação alimentar. Essa modalidade costuma incluir análises clínicas e exames laboratoriais de fezes e/ou urina.

Tratamento

Os métodos ministrados para tratamento vão depender do seu agente causador e do quadro de saúde em que o paciente se encontra. O repouso e a ingestão constante de líquidos para a hidratação do corpo são essenciais nesse processo. Em alguns casos se faz necessário o uso de medicamentos orais e intravenosos.

Prevenção

 Sempre lave as mãos ao sair do banheiro, ao lidar com animais e antes de se alimentar;

 Prepare e armazene de maneira adequada todos os tipos de alimentos;

 Observe a data de validade e as condições estéticas de todos os produtos antes de comprar ou consumir;

 Evite ao máximo comer carne crua ou mal passada, ovos que não estejam cozidos corretamente e outros alimentos que estejam preparados de maneira incorreta;

 Filtre a água e ferva o leite sempre antes de beber;

 Lave bem todos os utensílios da cozinha que manipulam os alimentos;

 Higienize todas as verduras, frutas e legumes antes de ingerir, mergulhando-as em um recipiente que contenha uma colher de sopa de água sanitária para cada um litro de água. Deixe os alimentos repousarem na substância e posteriormente os lave com água corrente e sabão neutro.

Aviso!

Todos os dados contidos nesse texto são de inteiro uso de pesquisas. Caso necessite de mais informações, diagnóstico detalhado ou tratamento, procure orientação médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.