Carnaval 2013 Passo Fundo

Carnaval
Passo Fundo conta com um lindo carnaval, com o desfile de varias escolas de samba

O Carnaval é hoje uma das festa com mais expressividade em âmbito mundial, essa festa pode ser considerada também como um rito que marca a passagem do profano para o sagrado, da carne para a alma. Essa data é presente no calendário Cristão e acontece sempre 47 dias antes da Pascoa, e após os prazeres carnavalescos entramos num período de abnegação ao corpo, fazendo penitências, até que a o rito de ressurreição do Cristo se concretize.

O cerne dessas festividade tem passado longínquo, a priori do catolicismo, segundo historiadores as raízes do Carnaval se encontram no misticismo grego, entre os 600 e 520 a.C esses povos ritualizavam o agradecimento a farta colheita, o rito se aculturou a Saturnália romana, uma festa um tanto arraigada de luxuria. Com o alastramento do cristianismo a prática se tornou paga, por muito tempo censurada pela igreja, que só em 530 d.C. sincretizou a festividade a religião, é claro que a seus moldes doutrinários.

No Brasil, o Carnaval chegou junto com os portugueses no século XVII, os colonizadores  faziam uma verdadeira bagunça nessa época, era o chamado Entrudo, ou qual as pessoas sujavam uma as outras, com ovos, farinha e o que viesse a mão. Com o passar dos anos a festa muito ganhou influência do requinte europeu e a folia tornou-se bem mais organizada, ganhando mascaras no século XIX e carros alegóricos no em meados dos XX. Aqui no nosso país o Carnaval homogeniza, traços dos ramos formadores do povo e da cultura do país, africanos, índios e brancos, talvez por essa mistura singular nós tornamos os principais expoentes do Carnaval para o mundo.

União da Vila, Bambas da orgia, Academia do Samba Cohab I, Acadêmicos do Chalaça, Bom Sucesso, Unidos da Operaria e Pandeiro de Prata, são os grupos que puxaram o Carnaval passo fundense.   Passe o seu Carnaval em Passo Fundo e confira as belezas das tradições e do povo da cidade.

O Brasil é um país com proporções continentais, e dentro de um território tão vasto e comum heranças culturais tomarem configurações únicas. Um dos nossos carnavais acontece em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, é caracterizado por desfiles de escola de samba, que acontece no dia 9 de Fevereiro na Avenida Sete de Setembro, o grupo especial é composto por setes escolas divididas em grupo A e grupo de acesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.