Carie pode ser transmitida pelo beijo

O beijo é uma das mais sublimes demonstrações de afeto, nesse ato o indivíduo retorna as sensações que tinha ao sugar o leite materno, fazendo com que naquele momento os dois seres se conectem para além do contato físico, transmitindo segurança e prazer. Segundo especialistas a fisiologia do ajuntamento entre duas bocas e bem mais complexas, e libera no casal uma série de estímulos inclusive hormonais que provocam bem estar.

Especula-se as ligação do beijo com mecanismo instintivos para perpetuação da espécie, nos relacionamentos fortalece os laços da paixão e estima entre o casal fomentando uma maior sinergia entre o âmago dos dois.  Devido a boca ser uma mucosa com uma grande concentração de terminações nervosas o estimulo do beijo causa um pujante incitamento libidinoso.

beijar
O beijo pode ser um veículo transmissor da Cárie.

Entretanto, essa permuta de emoções, sentimentos e sensações que envolvem a caricia entre lábios, também suscitar em troca de agentes bacterianos, como é o caso do Streptococus do grupo mutans, causador da famosa Cárie. O patógeno vive na placa dentária de pessoas contaminadas e através da saliva  se espalhar pelas dependências bucais. É também por intermédio da saliva que chega até a boca dos parceiros de beijo.

Oque e Cárie ?

A Cárie é um tipo problema onde ação bacteriana produz uma substância acida que paulatinamente corroê o dente, se não tratada a tempo provoca a destruição do tecido dental. A doença é transmissível e infecciosa, no entanto, só se desenvolve se o ambiente for propício a isso, nesse âmbito  as principais causas proliferação do Streptococus mutans é a falta de higiene e alimentação inadequada, o que converge para a formação de um película composta por restos de alimentos e bactérias por todo o corpo do dente.

Pega cárie pelo beijo ?

Isso quer dizer que a contração de Cárie não é culpa do beijo em si, é resultado de processo de descuidos com a saúde bucal, que pode ser prevenido com uma dieta com poucos alimentos açucarados e escovações bem realizadas, inclusive com uso do fio dental diariamente. Assim você pode aproveitar ainda mais a emoção de um beijo sem risco de cariar seus dentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.