Captação das águas da chuva para reutilização

O grande desperdício de água potável, vem causando preocupações alarmantes em todo o mundo, além de inúmeros problemas ambientais e prejuízos à nossa vida. Os principais consumidores desse elemento são agricultura, pecuária, indústria e o uso doméstico descontrolado.

Existem ainda outros motivos que vem provocando a diminuição da demanda da água em todo o mundo como  o aquecimento global, a poluição de nascentes, rios e lagos, o efeito estufa, redes hídricas clandestinas e vazamentos de canos subterrâneos que a transportam.

Captação das águas da chuva para reutilização
Pingos d’água.
(Foto: Reprodução)

Mesmo o Brasil sendo um grande detentor de água doce, em relação a outros países, contando com cerca de 12% de toda a reserva mundial, também vem passando por crises de seca e saneamento. Devido a estes problemas e as consequências que eles proporcionam à sociedade, algumas táticas vem sendo elaboradas para o reaproveitamento de água, sendo um deles a captação da água da chuva.

Esse processo produz a reutilização da água da chuva para diversos fins domésticos, proporcionando uma relevante economia desse elemento vital para a vida, como regar as plantas, lavar o carro e o quintal. Encher a piscina, dar banho em animais de estimação, entre outros.

Como realizar a captação?

Para que esse sistema seja implantado é necessário, primeiramente, que um esquema de calhas e canos seja montado no telhado da casa, para que a água seja encaminhada para reservatórios, passando por um processo de limpeza para que sejam armazenadas limpas em uma caixa d’água ou cisterna. O seu reuso costuma ser efetivado com a ajuda de bombas que reenviam a água para reservatórios que serão distribuídos para determinadas áreas da residência.

Preço

O valor estimado para a montagem de todo esse sistema de captação varia entre R$ 3 mil à R$ 9 mil reais.

Mesmo sendo um custo razoavelmente elevado, proporciona inúmeros benefícios durante a época de chuva, como a economia na conta de água e o menor desperdício da água potável. Atualmente, existem várias empresas no mercado que trabalham com a construção e montagem desse sistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.