Câncer ocasionado por próteses mamárias

Os procedimentos estéticos estão auxiliando muitas mulheres a deixarem seus corpos maravilhosos e tem como uma das suas dinamizações mais realizadas no mundo, a colocação das próteses mamárias ou silicone.

O aumento dos seios e seu enrijecimento são alguns dos desejos que levam o público feminino as clínicas para a promoção dessa ação. A prática em si é bastante comum na atualidade, mas ainda gera muitas dúvidas em relação a colocação e cuidados.

Levantamentos recentes destacados por equipes especializadas do Instituto Nacional do Câncer (INC), na França, atestam que o silicone está se tornando um dos principais agentes causadores do câncer de mama.

Câncer ocasionado por próteses mamárias
Câncer de mama x silicone.
(Foto: Reprodução)

Esse questionamento apareceu após o relatório de várias pacientes portadoras da doença na região, onde todas que foram diagnosticadas com a enfermidade tinham implantes.

Esse estudo fez com que a OMS (Organização Mundial da Saúde) e todos os órgãos de saúde mundiais ficassem em alerta máxima, proporcionando uma maior vigilância em relação ao caso. Se esse fator for constatado e comprovado cientificamente, muitas mulheres poderão esquecer o sonho de aumentar os seios, os riscos de um tumor são muito complexos.

A repercussão desse assunto no Brasil foi bastante alta, o que fez com que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tomasse iniciativas restritivas em relação as empresas e profissionais, onde cancelou o registro dos implantes da marca PIP (Poly Implant Prothèse), cinco tipagens dos seus óleos não eram recomendados para uso médico.

Para tentar conter o problema, o Ministério da Saúde fez com que o SUS (Sistema Único de Saúde) dinamizasse processos cirúrgicos para a troca gratuita das próteses adulteradas em milhares de pacientes, porque o PIP também estava sendo manipulado nos casos de mastectomia pela organização.

Mesmo não sendo um dado confirmado o relatado pelo INC, é essencial que todas as pessoas tenham consciência dos possíveis riscos ao qual são expostos pelo uso de silicone. Outra característica importante a analisar nesse caso é a recomendação do profissional que fará o tratamento estético, sua fama no mercado, diploma e cuidados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.