Câncer de mama em homens: sintomas e tratamentos

Para quem não sabe, assim como as mulheres, os homens também podem ter câncer de mama, mas a porcentagem de casos é muito menor e quase nunca constatada devido ao não diagnóstico do paciente. Essa doença é considerada muito alarmante devido as suas causas serem raras e pouco estudadas.

Estima-se que a maioria dos homens afetados pela doença possuem entre 50 à 70 anos de idade, tendo mais probabilidade ainda os que tem casos de câncer de mama na família. Na maioria dos casos que essa enfermidade é descoberta, o seu estágio já está avançado, o que agrava ainda mais a saúde do indivíduo.

Causas

As principais causas da doença circundam entre os fatores ambientais, genéticos, hereditários, hérnia inguinal congênita, orquiectomia, excesso de peso, dieta rica em gorduras, orquite, infertilidade, puberdade tardia e criptorquidia.

Diagnóstico

Câncer de mama em homens, causas, sintomas, tratamento, auto-exame.
Dicas de como se proteger do câncer de mama.
(Foto: Reprodução)

O diagnóstico do câncer pode ser realizado através do autoexame, feito pelo paciente ou pelo médico, através de uma mamografia, ultrassonografia e até mesmo de uma biopsia.

Tipos de câncer masculino

  • Carcinoma Ductal In Situ;
  • Carcinoma Ductal Invasivo;
  • Carcinoma Lobular Invasivo;
  • Câncer de Mama Inflamatório;
  • Doença de Paget.

Fatores de risco

Alguns fatores de risco podem fazer com que o organismo do homem desenvolva ou manifeste o câncer de mama, tal como o uso de anabolizantes, estrogênios, alcoolismo, cirrose e a demasiada exposição a radiação.

Sintomas

  • Nódulo indolor na região da auréola/bico do peito;
  • Retração do mamilo;
  • Secreções no mamilo;
  • Alterações no volume da mama;
  • Ulceração do mamilo;
  • Pele enrugada ou ondulada;
  • Inchaço dos linfonodos da axila;
  • Vermelhidão e descamação do local.

Tratamento

O tratamento do câncer de mama em homens é muito parecido com o que é realizado nas mulheres, onde após a cirurgia deverão ser feitos sessões a quimioterapia, radioterapia e a terapêutica hormonal. Porém, nos homens, normalmente os seios são retirados completamente, principalmente em estágios mais avançados da doença.

Quando o câncer de mama masculino é descoberto logo em seu estágio inicial, as chances de cura do paciente são ainda maiores, portanto fique atento ao surgimento dos sinais e sintomas descritos acima.

Lembre-se: o tratamento da doença é extremamente importante pois a longo prazo o câncer poderá vir a comprometer outros órgãos do corpo, podendo causar até mesmo a morte do paciente.

Auto-exame passo a passo

1° passo: fique de frente para o espelho, sem roupa, com as mãos na cintura;

2° passo: observe atentamente os formatos das mamas e veja se elas estão iguais ou não;

3° passo: coloque as duas mãos para cima e avalie novamente se as mamas estão iguais e se a altura de ambas se equivalem;

4° passo: coloque a sua mão direita na nuca e com a esquerda palpe a mama em movimentos circulares e observe se existem caroços na região;

5° passo: faça uma pressão suave com os dedos nos mamilos e na aréola e observe se sairá algum tipo de líquido ou não;

6° passo: coloque a mão na axila, fazendo com que ela vá em direção a mama e faça novamente movimentos circulares procurando alterações na região;

7° passo: deite na cama coloque a mão direita na nuca e com a esquerda palpe a mama e as axilas;

8° passo: repita todos os movimentos acima de forma inversa para palpar a outra mama.

Aviso: caso sinta algum caroço ou alteração, procure um médico o mais rápido possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.