Camadas da parede cardíaca explicação

O sistema cardiovascular é muito importante para todo e qualquer ser humano, tendo o coração como um dos seus principais órgãos. Ele se localiza apoiado no diafragma, próximo a linha média da cavidade torácica, no mediatismo, tendo como a sua aparência um formato de cone relativamente pequeno, tendo cerca de 12 centímetros de comprimento por 9 centímetros de altura.

Camadas da parede cardíaca

Camadas da parede cardíaca
Explicação sobre as camadas de proteção do coração.
(Foto: Reprodução)

Na anatomia humana, cada uma dessas camadas apresentam uma função no sistema cardiovascular, veja:

» Epicárdio «

Se trata da camada externa do coração, denominada como uma delgada lâmina do tecido seroso. Sua forma é contínua a partir da base do órgão, tendo como seu revestimento interno o pericárdio, chamado de camada visceral do pericárdio seroso.

» Endocárdio «

Corresponde a camada mais interna do coração. Sua estrutura corresponde a uma fina camada da junção do tecido conjuntivo e do epitélio pavimentoso simples, tendo a sua superfície lisa e brilhante, permitindo assim o transporte mais fácil do sangue. Possui um contínuo revestimento das valvas e dos vasos sanguíneos que entram e saem do órgão a todo momento.

» Miocárdio «

É a camada média do coração. Possui uma estrutura espessa, composta pelo músculo estriado cardíaco. É o grande responsável por realizar as contrações do órgão, possibilitando assim o bombeamento sanguíneo pelo organismo.

» Pericárdio «

Se trata da membrana que reveste e protege todo o coração, possibilitando a posição do órgão no mediatismo e algumas movimentações para que ocorra as suas concentrações rápidas e vigorosas. Sua estrutura se subdivide em:

  • Fibroso superficial: é um tecido conjuntivo denso, irregular, inelástico e resistente. Se assemelha muito com um saco, ficando sobre o diafragma, preso a pele;
  • Seroso: é uma membrana fina em formato de duas camadas que circunda o coração (sendo está a camada mais profunda). A camada parietal (mais externa) fica fundida com pericárdio fibroso superficial. A sua parte visceral corresponde ao epicárdio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.