Calcular idade cronológica e biológica

A idade que parecemos ter nem sempre condiz com a nossa aparência e comportamentos. Por essas razões, muitas vezes somos descritos por outras pessoas como indivíduos mais velhos ou mais novos do que o tempo de vida demonstrado em nossos registros pessoais.

Essa consequência pode ser explicada através de embasamentos científicos, onde especialistas revelam o porque essa distinção acontece de forma tão individual. Para explanar melhor essa diferenciação, veja a seguir a descrição de alguns termos:

Idade cronológica

Calcular idade cronológica e biológica
Idoso meditando.
(Foto: Reprodução)

Articulação que define o tempo de vida através da contagem da data de nascimento até os dias atuais, podendo esse período ser revelado através de documentos pessoais e da contagem anual do calendário.

Idade biológica

Dinamiza o tempo de vida de acordo com a aparência física, envelhecimento celular e comportamento. Esta idade permanece sempre interligada aos hábitos singulares de cada indivíduo, modelo alimentício, prática de exercícios físicos, saúde, cuidados diários com o corpo, entre outros fatores.

Como calcular?

No primeiro caso, basta apenas fazer a somatória de anos que já se passaram desde a data de nascimento, já no segundo, é necessário executar uma série de análises que envolvem avaliações nutricionais, exames físicos e laboratoriais.

A constatação da idade biológica deve ser realizada por um profissional da área da saúde, se na observação clínica algo estiver fora dos padrões da idade cronológica, os métodos de tratamento já serão prescritos para que uma melhora do quadro seja vista em pouco tempo.

Se preocupar com esse procedimento é bastante relevante para todos os indivíduos, sejam eles de qual gênero for, somente através de bons hábitos e um estilo de vida mais saudável, a velhice será bem aproveitada e por vezes prolongada com mais vitalidade, sem a manifestação de incômodos desconfortáveis e enfermidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.