Cachorro pode ter problema de coluna

Muitas pessoas desconhecem a realidade de que os animais também sofrem com diferentes problemas saúde, assim como o ser humano. Além das variadas doenças, também existem os acometimentos físicos, como problema de coluna, incômodo este que pode ser desenvolvido tanto por razões genéticas quanto por causa adquirida. Aproximadamente 20% dos animais, neste caso os cães sofrem com alguma lesão da coluna durante o seu ciclo de vida.

O problema de coluna de origem congênita caracteriza junção de vértebras e má formação de articulação. Já as adquiridas, pode estar relacionadas ao exercício forçado de subir e descer degraus e excesso de peso. Ainda pode ser diagnosticado a causa geriátrica, que indica um desgaste das articulações, surgimento de artroses, bicos de papagaio devido a idade do cão.

cão com dor na coluna
Existe uma série de tratamentos alternativos que ajudam a aliviar os sintomas de dores na coluna, como a acupuntura para cães.

Os cães podem adquirir lesões na coluna com alguns impactos, tidos através de movimentos bruscos, como em uma briga de animais. Pulos longos e muito altos também são fatores causantes, principalmente se forem contínuos, até mesmo a subida em móveis com grande altura. Os discos intervertebrais, saem do sítio por degenerescência ou inflamação, fazendo com que a espinhal medula seja comprimida.

Com o avanço da idade, os problemas tendem a piorar, agravando as dores e movimentos. O cachorro quando está com problemas de coluna apresenta manqueira dos membros, dificuldade em subir e descer, coluna curvada, falta de apetite, apatia, ganido ao deitar e se mexer, paralisia, ofegância, entre outros sintomas.

Geralmente, muitas lesões na coluna são irreversíveis, mas podem ser controladas se houver o tratamento adequado. O diagnóstico é feito sob orientação veterinária, e são realizados um RX de contraste à coluna ou um TAC, e se for possível pode até ser feita uma cirurgia corretiva. Também são utilizados no tratamento, anti-inflamatórios e analgésicos nas crises, e outras medicações para controle.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.