Brasileiro que tenha recebido o Prêmio Nobel

O prêmio Nobel surgiu após uma nova concepção de vida do químico e industrial sueco Alfred Nobel, também inventor da dinamite. Em um determinado período, Nobel já se encontrara um tanto triste com a demasiada utilização de sua invenção nos conflitos, mas o fato que marcou o surgimento de uma nova ideologia ocorreu quando se deparou com a informação incorreta da sua morte por um jornal, que na verdade tratava-se da morte de seu irmão.

prêmio
Entrega do Prêmio Nobel

Antes de falecer, decidiu incluir em seu testamento, um valor doado para a criação de uma instituição que teria a função de reconhecer e gratificar as pessoas que prestaram grandes serviços à Humanidade, especificadamente nos campos da paz, da fisiologia ou medicina, literatura, física e química. Sendo assim foi criada a Fundação Nobel em 1900, que através de um comitê específico, são escolhidas as personalidades para cada uma das cinco áreas.

Em meio a tantas nomeações ocorreu uma em que de certa forma inclui o Brasil no ranking de ganhadores do prêmio. O biólogo e zoólogo Peter Medawar, que também chegou a ser assistente de Alexander Fleming na descoberta da penicilina, anos depois conquistou o prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina com Frank Burnet, pelos estudos complacentes sobre as bases de tolerância imunológica, criando o soro antilinfocitário.

biólogo
Peter Medawar, vencedor do prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina.

No entanto, o fluminense nascido em Petrópolis no estado do Rio de Janeiro, acabou perdendo sua cidadania brasileira, por não servir nas forças militares, atitude essa obrigatória. Medawar decidiu se mudar para Oxford onde estudou o curso de zoologia. Quando foi indicado ao prêmio Nobel, somente poderia receber o mesmo se optasse pela cidadania inglesa, e assim o fez. Por causa dessa mudança de cidadania, o Brasil fica fora da lista de países que compunham ganhadores do Nobel.

Carlos chagas
Doutor Carlos Chagas, brasileiro foi indicado ao prêmio Nobel por duas vezes.

Outro brasileiro que ainda foi indicado com grande representatividade ao prêmio, foi Carlos Chagas, médico e sanitarista indicado por duas vezes para o Nobel de Fisiologia e Medicina em 1921 e 1925. Descobrido da doença de Chagas causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, transmitido pelo inseto barbeiro, não levou o prêmio devido a inquisições políticas, além de não haver naquela época qualquer representante influente para o Brasil dentro do comitê.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.