Biografia de Nelson Mandela resumida

Nelson Mandela nasceu em 18 de julho de 1918 em Mvzo, mais precisamento no vilarejo de Qunu, foi um dos treze filhos do casal Nkosi Mphakanyiswa Gadla Mandela com Nosekeni Fanny uma família de lideres sempre questionou os posicionamentos imperialistas.

Mandela sempre foi focado no estudo e em 1938 formou-se no colégio Healdtown um ano antes do curso que era de três anos. Em 1939 ingressou na Universidade Fort Hare, a primeira universidade da região.

Nelson Mandela, ex-presidente da Africa do Sul e ganhador do premio nobel da paz foto: reprodução
Nelson Mandela, ex-presidente da Africa do Sul e ganhador do premio nobel da paz
foto: reprodução

Foi na Universidade onde Mandela começou a formação de suas ideias de igualdade, foi ali também onde conheceu muito amigos que mais tarde formariam o núcleo do Congresso Nacional Africano, no própria universidade começa a adentrar movimentos sociais, se revoltou contra a baixa qualidade da alimentação universitária e acabou sendo expulso após tentar boicotar juntos com outros universitárias as eleições estudantis.

Fugindo de um casamento arranjando ele se dirija para Joanesbrugo, continuou seus estudos por correspondência até formar-se em Bacharelado em Artes pela Universidade da África do Sul, em 1942, formando-se no ano seguinte, nesse mesmo período começa a integrar reuniões do Congresso Nacional Africano (CNA), ingressa no curso jurídico na  Universidade de Witwatersrand onde também se forma, em 1948 começa a integrar a Liga Juvenil do CNA que detinham ideia de subverter o controle dos brancos sobre a politica da região, estes controlavam 87 por cento do território e representava cerca de 20% da população, ele começa a ficar popular e logo integra o conselho executivo do CNA.

Em 1949 é eleito o regime de segregação entre brancos e negros conhecido por  apartheid, Nesse momento Mandela começa uma grande empreitada contra esse regime, Mandela começa a incentivar a população negra a se rebelarem, é preso em varias ocasiões e começa a trabalhar no âmbito jurídico em pro dos negros oprimidos, em 5 de dezembro de 1956 Mandela é preso em sua casa acusado de traição, o julgamento fica em processo até Mandela entrar para a clandestinidade e se envolver com a luta armada.

Mandela
foto: reprodução

Em 1962 ele é preso e condenado a cinco anos de prisão, ainda na prisão é acusado de outros crimes, em 1964 é condenado a prisão perpetua, na prisão Mandela não ficou parado, investiu bastante em sua educação, apesar de receber poucas e raras visitas não se desanimava, ele é solto em 11 de fevereiro de 1990 onde tem de encarar um mundo novo, em 1991 volta a assumir a CNA, em 1993 recebe o premio Nobel da paz e em 1994 assumi a presidência da África do Sul, sua politica de união foi pesada e conturbada, mas trouxe estabilidade e desenvolvimento para a África do Sul, em 2004 ele anunciou a sua aposentadoria.

No ano de 2013 Nelson Mandela já se encontrava bastante debilitador de saúde e ainda enfrentava disputas familiares milionárias, em 5 de dezembro de 2013 sua morte foi anunciada para o mundo, ele morreu devido a problemas respiratórios, possivelmente causados devido ao seu tempo re reclusão, varias homenagens foram prestadas pelo mundo inteiro, em sua pagina social foi postado uma de suas famosas frases que faz jus ao seu nome. “A morte é inevitável. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.