Bibliografia ABNT

Biografia é o conjunto de todas fontes consultadas para a produção de um constructo científico, essas tem função de sustentar os argumentos trados pelo autor, além de dar indícios dos referenciais e  tendências filosóficas, epistemológicas e metodológicas da obra. O arrolamento bibliográfico aparece ao final do trabalho e é imprescindível para a legitimidade do mesmo.

Muitos estudantes compartilham dúvidas na hora de fazer a bibliografia de acordo com os padrões da ABNT, que normatiza as formatações de textos acadêmicos e são adotados com padrão pela maioria das instituições de ensino superior. Sabendo disso, nós do Fc Notícias preparamos esses artigo que te auxiliará no fomento das referências.

Bibliografia
Na bibliografia você são mencionadas todas as fontes que sustentam seu argumento.

Comecemos uma citação pelos sobrenome do autor em caixa alta em seguida o Prenome, separados por virgula, saiba mais clicando aqui. Os títulos das obras que estarão na bibliografia devem ser escritos com a primeira letra maiúscula as demais letras em minuscula exceto é claro se houver nomes próprios ou de países e cidades. Apenas o título deve ser destacado em negrito, sublinhado  ou itálico, o subtítulo não.

Existem um leque muito grande de documentos que podem ter validade de fonte, dentre elas destacamos os livros, periódicos, teses, dissertações e  documento eletrônicos, que são as referências mais usuais, explicaremos a seguir como citar cada uma delas:

Referência de Livros

SOBRENOME, Nome. Título da Obra: complemento do título( se houver).  Local: Editora, ano de publicação. Número das páginas utilizadas (opcional).

Exemplo:ALENCASTRO, Luiz Felipe. O trato dos viventes. Formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Cia. Das Letras, 2000.

Referência de Periódico

TÍTULO DA PUBLICAÇÃO. local: Edição, ano do primeiro e do último volume. periodicidade (opcional),

Exemplo: REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO MACKENZIE. – Volume 1, n.1, (2001)– . – São
Paulo: Editora Mackenzie, 2000

Referência de Teses e Dissertações

SOBRENOME, Nome. Titulo da obra:complemento do título (se houver). Local: Instituição. Ano. número de páginas ou volume. Indicação de tese ou dissertação, nomenclatura do curso ou programa da IES, local e ano que foi realizada a defesa.

Exemplo:AIELLO, Vera Demarchi. Remodelamento miocárdico nas cardiopatias congênitas. São Paulo:USP 2008. Tese de livre docência. Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, 30 de Julho de 2008.

Referência de Documentos Eletrônicos

SOBRENOME, Nome. Título da obra. Edição. Local: ano, número da página ou volume.Disponível em: endereço http. Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo: ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. v.1 Disponível em:<http://…>. Acesso em: 27 de Maio 2013.

Uma boa dica é anotar as referências dos livros ainda quando estiver desenvolvendo o seu trabalho, assim você evita o contratempo de revisitar tudo novamente em busca das fontes, tão pouco corre o risco de deixar algo para trás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.