Benefícios e malefícios do óleo de girassol

Vários tipos de óleo podem ser encontrados, cada qual possui propriedades que auxiliam no bom funcionamento do organismo. Basicamente formados de ácidos graxos polinsaturados, os quais promovem o bem estar da saúde, está constituído de ômega-3 e ômega-6. Os óleos vegetais são extraídos das sementes oleaginosas como n o caso da soja, o milho, o gergelim, e o girassol.

O óleo de girassol, é rico em substâncias antioxidantes com alto índice de ácido linoleico e tocoferóis (vitamina E), ótimos para combater o colesterol no sangue. Através de um processo de extração de várias etapas, os grãos prensados vão liberando o óleo. Como há dois tipos de prensagem – a frio e quente, é recomendável dar preferência aos óleos prensados a frio, pois estes possuem um quantidade inferior de impurezas, além de conter um nível menor de gorduras saturadas.

Óleo de girassol
O óleo de girassol contém o ômega-3, 6 e 9, mas em médias concentrações, é rico em vitamina E e gorduras mono insaturadas.

Da mesma forma que o óleo de girassol pode proporcionar vários benefícios a saúde, também pode gerar alguns malefícios.

O evento ocorre devido a utilização incorrera do óleo, justamente porque o mesmo como a maioria não ser aquecido. Suas substâncias são facilmente oxidadas, por causa do calor ou da luz do sol, a consequência é a liberação de radicai livres capazes de provocar danos na corrente sanguínea e aumentar o colesterol ruim do organismo.

Quando se esquenta o óleo principalmente nas receitas de fritura, há um ponto em que se chega denominado ponto de fumaça, ou seja, o óleo já está num estágio em que se torna capaz de produzir compostos liberados em estados de aroma desagradável.

O alimento feito nesse óleo acaba absorvendo mais gordura que o necessário e não fica totalmente cozido, além de perder todas as suas propriedades nutritivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.