Benefícios da Erva-mate

As propriedades naturais eram utilizadas na antiguidade como produtos medicinais para promover tratamentos, curas e o bem-estar dos seres humanos. Com o passar dos anos, as pesquisas sobre seus nutrientes e curiosidades se fizeram ainda mais constantes, processo que potencializou a criação de remédios para diversos transtornos de saúde.

Uma das plantas estudadas nesse processo é a erva-mate ou congonha – como denominada popularmente em algumas regiões do Brasil. De acordo com os últimos levantamentos científicos, sua estrutura é extremamente benéfica para consumo.

Sua ingestão atualmente é efetuada por meio de bebidas, como chá, mate gelado e chimarrão. O seu preparo não possui muito segredo, exceto em algumas áreas do país que consideram essa planta como um produto de cultura tradicional, como o Sudeste e o Sul.

Benefícios da Erva-mate
Chá mate.
(Foto: Reprodução)

Muitas pessoas fazem a sua manipulação porque se trata de um hábito comum, outras por causa das baixas calorias que suas porções possuem, mas que tal saber de verdade as vantagens que a erva-mate produz ao organismo? Confira-as a seguir!

» Diminuição do colesterol ruim;
» Contribui para o equilíbrio metabólico;
» Protege as células contra os radicais livres;
» Estimula o cérebro e retarda o envelhecimento;
» Previne as doenças cardíacas e a esteatose hepática;
» Melhora a digestão e o funcionamento da flora intestinal;
» Aumenta o gasto calórico em repouso, o que por consequência auxilia no emagrecimento.

Observação

Todos os benefícios acima são promovidos graças as propriedades da erva-mate, como as vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina D, manganês, cálcio, potássio, ferro, fósforo, taninos, saponina, cafeína e antioxidantes. A junção desses compostos cria um estímulo de fortalecimento para o sistema imunológico e por isso os resultados de consumo dessa planta são tão positivos.

Dica

As bebidas prontas possuem excelentes níveis de nutrientes, mas a planta natural é muito mais. Nas drogarias e lojas de produtos naturais é possível encontrar versões em cápsulas e folhas desidratadas. Vale à pena provar!

Contraindicações

A erva-mate e seus compostos é contraindicada para pessoas que possuem desequilíbrio emocional (como nervosismo, ansiedade e estresse), insônia e hipertensão arterial descontrolada.

Atenção: Mesmo que o indivíduo não possua nenhum dos transtornos citados acima, é relevante que o consumo dessa planta seja moderado e sua manipulação efetuada antes das 18 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.