Autores do Modernismo: principais autores, fases e características

O Modernismo é um dos movimentos literários que surgiu com o intuito de romper o tradicionalismo no início do século XX. No Brasil, esse movimento começou a aparecer na Semana de Arte Moderna no ano de 1922 na cidade de São Paulo.

Características

As principais características ditas pelo modernismo eram de aceitações de concepções novas, tentando assim se desprender do Parnasianismo. Outro ponto forte desse movimento foi a busca de melhores formas de deixar as expressões antigas para trás, fazendo uma substituição por modelos progressistas, fazendo ainda grandes revoluções na literatura, nas artes plásticas, na organização social e em design’s.

Fases

Modernismo
(Foto: Reprodução)

Primeira Fase (entre 1922 a 1930)

A Semana de Arte Moderna aconteceu em 1922, logo com a iniciação da Primeira Fase do Modernismo, que buscava um espaço nesse meio. Nesse período, todos os autores se esforçavam para dar o melhor de si em relação as inovações, as mudanças e as transformações que precisavam ser feitas. Com isso, surgiram várias ideias, tal como o surrealismo, o cubismo, o futurismo, entre outros.

Toda a sua linguagem buscava se desprender da tradicionalidade existente naquele momento, optando assim por uma liberdade formal, pela reescritura de textos antigos e valorizando o cotidiano.

Nesse momento surgiram grupos modernistas que realizaram diversos movimentos, tal como o Verde-Amarelismo, o Pau Brasil e o Antropófago.

Segunda Fase (entre 1930 a 1945)

Esse foi o momento dito como a Fase da Consolidação do Modernismo, sendo o movimento caracterizado pelo predomínio da prosa de ficção. Com isso os ideais se tornaram difundidos, fazendo assim com que os autores conseguissem começar a redefinir a linguagem artística, tendo ainda grandes interesses em temáticas nacionalistas.

Nesse instante as ideias e obras dos autores da Primeira Fase amadureceram, surgindo assim vários outros poetas bastante renomados – um exemplo deles foi o Carlos Drummond de Andrade.

Terceira Fase (entre 1945 a 1960)

Nesse instante a prosa deu sequência a três fases, sendo elas a prosa urbana, a regionalista e a intimistas – sendo todas elas consequência da Segunda Fase. A poesia ainda pertencia a fase anterior, mas estava em constante renovação.

Um grupo de escritores foi criado, tendo o nome de “geração 45”. Todos os seus autores eram chamados de neoparnasianos, pois buscaram por poesias sérias e equilibradas.

Principais autores da poesia modernista

* Carlos Drummond de Andrade;

* Vinícius de Morais;

* Cecília Meireles;

* Murilo Mendes;

* Jorge de Lima.

Principais autores da prosa modernista

* Jorge Amado;

* Graciliano Ramos;

* Érico Veríssimo;

* José Lins do Rego;

* Rachel de Queiros;

* Dionélio Machado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.