Australopithecus: Afarensis, anamensis e neanderthal características e lugar onde viveram

A origem da homem ainda é muito controverso. Segundo cientistas que estudam a evolução da especie humana, os primeiros indícios da espécie humana surgira há cerca de 4 milhões de anos a 1,5 milhões de anos atrás. Essas primeiras espécies ainda não eram como o Homo sapiens sapiens, considerada a nossa atual espécie. Mas foram os antepassados que se dividiram em vários ramos até chegarem a ser o que somos hoje.

homem pré-histórico
Afarensis, anamensis e neanderthal. ( foto:reprodução)

Como foi definido pelos cientistas, os primeiros espécimes  desse ramo evolutivo que levou o surgimento do homem, são denominados de Australopitecos.  Dele surgiram as variações das espécies que habitaram a terra há milhões de anos atrás, entre os principais podemos destacar três.

Australopithecus Afarensis

O Afarensis é considerado o hominídeo mais antigo e viveu há cerca de 3,4 milhões de anos atrás. O mesmo habitou a parte leste da Africa. A maioria dos espécimes foram encontrados mais precisamente ao norte do Grande vale do Rift, o seu nome foi dado devido a região em que seus ossos foram encontrados, na Depressão de Afar. O seu crânio tinha a medida de 450 cm cúbicos, similar aos chimpanzés modernos e são conhecidos por já manterem uma postura bípede e terem uma testa de tamanho reduzido.

Australopitecos Anamensis

Essa espécie causa controversa quanto os Afarensis, pois surgiu quase na mesma época ou possivelmente anterior, foi descoberto no norte do Quênia e recebeu esse nome devido a palavra anam que significa lago na  língua Turkana. Segundo estudiosos, a espécie viveu há cerca de 3,9 milhões a 4,2 milhões de anos atrás e revolucionou ao mostrar uma espécie bípede 500 mil anos antes do que se tinha pensado, seu peso estimado era de 46 a 55 quilos, já bem acima de outras espécies.

Neanderthal

O Neanderthal foi, talvez, o parente mais próximo do Homo Sapiens e foi um dos primeiros a deixar o continente Africano. A espécie  habitou regiões da Europa e a parte oeste da Asia. Viveu há cerca de 300,00 mil anos atrás, apesar de ter convivido com o homo sapiens acabou entrando em extinção. Ainda não se sabe ao certo o motivo, mas durante a sua estadia na terra demonstrou uma inteligencia comparável a do homo sapiens, eles já tinham vários hábitos “modernos” como fazer sepulturas, por exemplo, e possivelmente tinha uma linguagem desenvolvida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.