As colonias francesas no Brasil

O Brasil ao ser descoberto historicamente pelos portugueses, também sofreu a ocupação de franceses, os quais chegaram a estabelecer vários núcleos coloniais na América do Sul. Embora a atuação portuguesa tenha sido de maior representação, existiram inúmeras interferências dos franceses a fim de estabelecer o poder e manipulação das fontes naturais do território brasileiro.

Propriamente no ano de 1531, foi construída a primeira feitoria, ou pequena administração francesa, no local que hoje está a ilha de Santo Aleixo, região esta que fica nas proximidades da cidade de Recife, estado do Pernambuco. Apesar de se instalarem rapidamente no Brasil, os colonizadores franceses ficaram por pouco tempo, devido a intervenção e pressão dos portugueses.

Várias colônias francesas foram criadas, mas tiveram breve instalação no país.
Apesar de ter o apoio de vários indígenas como os Tupinambá, os franceses não conseguiram ser os colonizadores supremos do Brasil.

Em 1555, após serem expulsos, os franceses retornaram e se instalaram em uma pequena ilha da baía da Guanabara, onde atualmente está o estado do Rio de Janeiro. A chefia dessa colônia batizada de França Antártica, estava sob o comando do almirante Nicolas Durand de Villegaignon. Essa atuação rendeu a criação do forte de Coligny, ilha de Villegaignon, onde os franceses tinham a intenção de desenvolver de explorar e exportar o pau-brasil.

Mais uma vez expulsos, os franceses puderem presenciar as forças portuguesas que se uniram aos indígenas do grupo Tupiniquim, para os enfrentar através de uma pequena guerra. Mesmo com a repressão, a inda insistiam em se manter no Brasil, por isso no ano de 1612, comerciantes e nobres franceses se uniram para criar uma nova colônia, a França Equinocial que foi fundada na região do atual estado do Maranhão.

A partir desse feito pode ser construído o forte de São Luís, dando origem à atual capital maranhense. Sua permanência no local durou cerca de três anos, quando foram definitivamente expulsos do Brasil. Seu último território no país, o Pará foi desposto em 1616, até que enfim desistiram de apodera-se das riquezas do Brasil. Resolveram então se instalar ao norte do continente sul-americano, mais especificadamente na região da Guiana.

Embora não tenham fixados representativamente colônias no Brasil, os franceses ainda deixaram vários tipos de influência sobre o país. O aspecto se mantém mais cultural, que até os dias atuais ainda podem ser encontrados no país, desde o comércio, linguagens, e artes em geral. Apesar da ideia originária de exploração, a entrada de franceses no Brasil pode contribuir em partes para a construção de um país muito almejado por diferentes povos do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.