Aprenda como verificar as pastilhas de freio

Cuidar de um carro é algo trabalhoso e um dos itens, que sempre devem ser conferidos antes de uma viagem ou quando tem muitos quilômetros rodados no carro, são as pastilhas de freio. Este é um item essencial de segurança ao andar, não apenas de carro, mas em todo veículo tipo de veículo. Há duas maneiras práticas de verificar se as pastilhas precisam ser trocadas, em carros mais modernos quando a pastilha está gasta aparece um aviso eletrônico indicando que a vida útil da pastilha está no fim.

Verificando pastilhas de freios
Disco de Freio
foto: reprodução

Já em carros não tão modernos temos um sistema de som, muito simples. Quando as pastilhas estão gastas, uma pequena pecinha metálica vai começar a esbarrar no disco de freio, produzindo um chiado característico. Isso indica que está na hora de trocar as pastilhas de freio. Quando for comprar as pastilhas novas de freio informe o ano, marca e o modelo do seu carro. Existem diversas pastilhas e tenha atenção para não comprar um de rally pois estas proporcionam uma frenagem mais rápida.

Trocando as pastilhas

O ideal é que você vá na concessionaria ou em um mecânico especializado para fazer a troca. Mas é possível que você mesmo faça a troca. Siga alguns passos:

  • Afrouxe os parafusos da roda (lembre-se de fazer todos os procedimentos com o carro frio).
  • Eleve o carro com o macaco.
  • Retire os parafusos e o a roda.
  • Agora você estará vendo o disco de freio com a pinça e as pastilhas dentro, alguns modelos podem se diferenciar na remoção da pinça.
  • Retire o arame (se tiver) e desparafuse os parafusos que devem esta logo atrás da pinça, oide acontecer de vazar um pouco do fluido do freio, mas não se preocupe, isso é normal, basta deixar o nível adequado depois.
  • Com os parafusos retirados, basta retirar a tampa da pinça, lembre-se que antes você deve empurrar as pastilhas, com uma simples chave de fenda é possível fazer isso, empurre-as até ter o caminho livre.
  • Depois e só retirar as antigas pastilhas e colocar as novas, lembre-se de colocar tudo no lugar de maneira a não deixar nada solto.
  • Depois e só parafusar tudo novamente.

Um bom método para testar os freios novos  é andar aos poucos. Primeiro engata a primeira marcha e sai com os freios apertados, se o carro andar muito pode ter ocorrido um problema. Depois comece a andar cerca 10 km e vá verificando os sons e como o freio está reagindo, depois de uns 80 km rodados você terá segurança com as novas pastilhas. Antes de colocar a pastilha certifique-se que ela esteja do lado certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.